Reinaldo debate clima com governadores e "negociador" dos EUA na sexta
Segundo o governador de MS, Arnold Schwarzenegger - ex-governador da Califórnia - irá participar
O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) vai representar o Centro-Oeste em encontro virtual com outros chefes estaduais de Executivo e o principal "negociador" dos Estados Unidos na temática ambiental, o ex-senador John Kerry. Também deve participar do encontro o ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger.
Além do sul-mato-grossense, estarão no encontro - que ocorre sexta-feira (30), o capixaba Renato Casagrande (PSB), o piauiense Wellington Dias (PT), o gaúcho Eduardo Leite (PSDB), o maranhense Flávio Dino (PSB) e o paulista João Doria (PSDB).
Eles vão representando um grupo com mais 15 governadores interessados no debate com os estado-unidenses, que procuram criar um canal direto de negociações com os governadores brasileiros - Kerry é braço direito do presidente dos EUA, Joe Biden, e incumbido por ele de tratar de assuntos ambientais e climáticos internacionalmente.
"Vamos ter essa reunião com o John Kerry e com o ex-governador da Califórnia, Arnold Schwarzenegger, e eu fui escolhido para falar pelo Centro-Oeste. Outros governadores vão representar outras regiões para falarmos sobre questões do aquecimento global", diz.
Reinaldo ainda revela que será apresentado a contribuição brasileira para solucionar tais problemas e o que mais os estados podem oferecer, além de cobrarem uma contrapartida de países desenvolvidos para também contribuírem na sustentabilidade.
Taquari e Pantanal - O governador de Mato Grosso do Sul também vai aproveitar a oportunidade para apresentar aos representantes estadunidenses um projeto de recuperação do Rio Taquari. "É um projeto importante e que envolve um ativo nosso, um rio totalmente assoreado por políticas públicas equivocadas", frisa, e completa.
"Também vamos apresentar o bioma Pantanal, que é um patrimônio da humanidade, e outras questões específicas para nós do Centro-Oeste", conclui Reinaldo. A ideia, segundo ele, é a partir desse encontro também criar um leque de ações que envolvam estados, municípios e o Governo Federal, focado na sustentabilidade.
Outras questões, como o uso dos combustíveis renováveis e controle do desmatamento ilegal, também serão discutidas. "O encontro acontece na sexta-feira, a partir das 16h", explica o governador Reinaldo Azambuja.