ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUINTA  13    CAMPO GRANDE 22º

Política

Renan Contar retorna ao PL e anuncia pré-candidatura ao Senado

Ex-deputado aceitou convite de Valdemar Costa Neto com aval de Jair Bolsonaro, em Brasília

Por Gustavo Bonotto | 12/11/2025 20:14
Renan Contar retorna ao PL e anuncia pré-candidatura ao Senado
Renan Contar e Valdemar Costa Neto se encontraram em Brasília (DF) nesta quarta-feira (12). (Foto: Reprodução/Instagram)

O ex-deputado estadual Capitão Contar anunciou nesta quarta-feira (12) seu retorno ao PL (Partido Liberal) e confirmou a pré-candidatura ao Senado Federal por Mato Grosso do Sul. A decisão ocorreu em Brasília (DF), durante reunião com o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, e recebeu apoio do ex-presidente da República, Jair Bolsonaro.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O ex-deputado estadual Capitão Contar anunciou seu retorno ao Partido Liberal (PL) e confirmou sua pré-candidatura ao Senado Federal por Mato Grosso do Sul. A decisão foi oficializada em Brasília, durante reunião com o presidente nacional do partido, Valdemar Costa Neto, e conta com o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro. O retorno de Contar ao PL visa fortalecer a direita no Congresso Nacional e ampliar a presença de parlamentares comprometidos com valores conservadores. O ex-deputado, que iniciou sua trajetória política no partido em 2018, destacou a importância de formar uma bancada robusta no Senado para enfrentar possíveis abusos e interferências entre os poderes.

Segundo a nota publicada por ambos, o objetivo é fortalecer a direita no Congresso Nacional e ampliar a presença de parlamentares comprometidos com valores conservadores.

Contar destacou que o retorno ao PL reforça um projeto nacional de fortalecimento da direita e da democracia. “Temos um objetivo em comum de fortalecer a direita em todo o país, consolidar um projeto nacional e ampliar a presença de parlamentares comprometidos com os valores da liberdade, da Constituição e do povo brasileiro na Câmara e no Senado”, disse o ex-deputado. Ele lembrou que iniciou sua trajetória no PL em 2018 e ressaltou a importância de um Senado forte.

O ex-parlamentar afirmou que o país precisa de uma bancada robusta para enfrentar abusos e interferências de poderes. Contar agradeceu ao PRTB (Partido Renovador Trabalhista Brasileiro), que permitiu sua candidatura ao governo estadual, e reforçou que a eleição de até 25 senadores pelo PL será decisiva para o Brasil. “Será um momento decisivo para o país. Mais do que nunca, o Brasil precisa de todos nós”, afirmou.

Nas redes sociais, Costa Neto comentou que a filiação de Contar fortalece o partido e a direita no Centro-Oeste. “O ex-deputado estadual Capitão Contar, o mais votado da história do Mato Grosso do Sul, está retornando ao Partido Liberal. Ele aceitou o convite que fiz para disputar o Senado pelo PL, com o apoio do nosso presidente Bolsonaro”, afirmou.

Por fim, o dirigente destacou que o retorno de Contar "reforça o time do PL, que já conta com o ex-tucano Reinaldo Azambuja em projetos para o futuro do Estado e do país".

Planos - Tendo o legislativo estadual como única experiência na política, Contar disse ao podcast Na Íntegra, do Campo Grande News, que busca o Senado porque a Casa é essencial para consolidar posições de temas ligados à direita, como a reformulação do STF (Supremo Tribunal Federal), limitando poderes de ministros.

No caso de Mato Grosso do Sul, Tereza Cristina (PP) seguirá ainda por mais quatro anos, mas se encerrarão os mandatos de Nelsinho Trad (PSD) e Soraya Thronicke (Podemos), que sinalizam o desejo de buscar a reeleição. No mesmo campo político em que pedirá votos, ainda há outros nomes postos, como o do ex-governador Reinaldo Azambuja e o da vice-prefeita de Dourados, Gianni Nogueira (PL).

"Ainda é cedo para falar em alianças; eu vejo com bastante cautela essa questão", discorre.

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.