ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, SÁBADO  21    CAMPO GRANDE 18º

Política

Riedel é diplomado nesta segunda; veja perfil de governador eleito e deputados

Cerimônia do Tribunal Regional Eleitoral acontece às 19h30 e será transmitida digitalmente

Guilherme Correia | 19/12/2022 10:10
Governador eleito de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel. (Foto: Henrique Kawaminami)
Governador eleito de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel. (Foto: Henrique Kawaminami)

TRE (Tribunal Regional Eleitoral) de Mato Grosso do Sul faz nesta segunda-feira (19), às 19h30, solenidade de diplomação dos candidatos eleitos para cargos de deputado estadual e federal, senador e governador. Ato ocorre antes da posse (1º de janeiro) e certifica que aquele é de fato o candidato que foi eleito.

A cerimônia acontece no Ondara Palace e será restrita aos diplomandos, convidados e imprensa, mas poderá ser acompanhada em tempo real pelas emissoras TV Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) e TV Educativa, bem como no canal do TRE no YouTube.

Os diplomas são assinados pelo presidente do órgão, o desembargador Paschoal Carmello Leandro. Autoridades do Judiciário, Executivo e Legislativo integrarão mesa de honra da solenidade.

Vale ressaltar que suplentes também são diplomados, pois caso precisem assumir a respectiva vaga, podem tomar posse sem obstáculos. Veja lista dos diplomados:

Governador e vice-governador - Depois de ficar em segundo lugar no primeiro turno, o ex-secretário de Infraestrutura, Eduardo Correa Riedel (PSDB) foi eleito governador com 56,91% dos votos válidos e será diplomado hoje. Ele teve apoio da ex-ministra da Agricultura e senadora eleita, Tereza Cristina (PP) e do presidente Jair Bolsonaro (PL).

Formado em Ciências Biológicas na UFRJ (Universidade Federal do Rio de Janeiro), tem mestrado em Zootecnia na Unesp (Universidade Estadual Paulista), pós-graduação em Gestão Empresarial pela FGV (Fundação Getúlio Vargas) e em Gestão Estratégica pelo INSEAD (Instituto Europeu de Administração de Empresas).

Riedel presidiu o Sindicato Rural de Maracaju em 1999 e foi vice-presidente da Famasul (Federação da Agricultura e Pecuária de Mato Grosso do Sul), em 2006 e terminou como diretor-presidente até 2014. Em 2011, assumiu como diretor vice-presidente da CNA (Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil).

Participou também do Conselho Nacional de Política Agrícola, do Mapa (Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento), e a Câmara Setorial Consultiva de Logística de Armazenagem e Transporte, ligada à Seprotur (Secretaria de Produção e Turismo de MS). A Federação representa 68 sindicatos rurais.

Paralelamente, entre 2011 e 2014, foi presidente do Conselho Deliberativo Estadual do Sebrae-MS.

Em 2015, Riedel foi convidado a assumir a secretaria de Estado de Governo e Gestão Estratégica, na posse do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), e depois integrou a Infraestrutura e presidiu o programa Prosseguir, durante a pandemia de coronavírus. Tem como vice José Carlos Barbosa (PP), o Barbosinha.

O vice-governador eleito presidiu a Sanesul e foi titular da Sejusp (Secretaria de Justiça e Segurança Pública de Mato Grosso do Sul). Em 2014, foi eleito deputado estadual com mais de 21 mil votos, com eleitorado firme em Dourados, e ocupou presidência da CCJ (Comissão de Constituição, Justiça e Redação). Em 2018, foi reeleito com 27 mil votos.

Senado - A campo-grandense Tereza Cristina Corrêa da Costa Dias (PP), de 68 anos, foi ministra da Agricultura no governo Jair Bolsonaro (PL) e foi eleita com 60,85% dos votos válidos no Estado.

Engenheira agrônoma pela UFV (Universidade Federal de Viçosa), administrou fazendas da família e teve experiências profissionais em empresas privadas do agronegócio, em São Paulo. Participou da diretoria em diversas associações ligadas ao agronegócio de Mato Grosso do Sul, além de grupos sindicais representativos de classe.

Em 2014, foi eleita deputada federal pelo PSB com 75.149 votos. Em 2017, migrou para o DEM, partido do qual também se tornou líder da bancada e em 2018 assumiu a presidência da FPA (Frente Parlamentar da Agropecuária), grupo de parlamentares que defendem o agronegócio no Congresso Nacional.

Ela foi reeleita em 2018 pelo DEM, com 75.068 votos, mas antes de ser empossada, foi anunciada como ministra da Agricultura.

O primeiro suplente da candidata Tereza Cristina é o militar da reserva Aparecido Andrade Portela, de 61 anos, o Tenente Portela. Nascido em Tabaraí (SP), ele mora na Capital Campo Grande e é amigo de Bolsonaro desde 1979, quando o presidente serviu no 9° Grupo de Artilharia de Campanha, em Nioaque.

O segundo suplente e vice-prefeito de Três Lagoas é Paulo Jorge Salomão da Câmara Nery (PP). Em 2016 foi eleito vice-prefeito da cidade pela primeira vez, também sua primeira experiência na política, e reeleito para a função em 2020. Médico especialista em Medicina Esportiva e Reabilitação pela USP (Universidade de São Paulo), é também empresário do ramo imobiliário e médico no Hospital Nossa Senhora Auxiliadora.

Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Campo Grande News - Conteúdo de Verdade
Nos siga no Google Notícias