Riedel encerra agenda na Índia com chance de atrair "gigantes" a MS
Governador embarcou para o Japão, onde inicia segunda etapa da missão internacional
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel (PSDB), encerrou, na manhã desta sexta-feira (8), as agendas na Índia, primeira etapa da missão empresarial e governamental de Mato Grosso do Sul na Ásia. Segundo o tucano, a comitiva deixa o país com a abertura de várias oportunidades de investimento por grandes empresas.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O governador de Mato Grosso do Sul, Eduardo Riedel, concluiu sua agenda na Índia, onde a comitiva sul-mato-grossense estabeleceu oportunidades de investimento com grandes empresas. Riedel destacou o momento favorável para ambos os países, que enfrentam sanções econômicas dos Estados Unidos, e o interesse demonstrado por empresas indianas em conhecer o cenário econômico do estado. A missão prossegue com a próxima etapa em Tóquio, Japão, onde a delegação participará de atividades relacionadas à Expo Osaka 2025 e se reunirá com representantes da indústria japonesa. A última fase da missão ocorrerá em Singapura, com encontros programados com autoridades locais e instituições relevantes para fortalecer as relações comerciais e ampliar as exportações de Mato Grosso do Sul.
Para o Riedel, o momento foi ideal para ambos os países, que enfrentam sanções econômicas dos Estados Unidos. “Empresas gigantes demonstraram grande interesse no Brasil e em Mato Grosso do Sul. Acho que foi o melhor momento para vir, considerando também a situação da Índia com o governo de Donald Trump e o desejo claro de abertura de mercados”, afirmou o governador.
- Leia Também
- Comitiva de MS apresenta Rota Bioceânica à Índia em 1ª agenda na Ásia
- Comando do PSDB ficará com bancada federal após saída de Reinaldo e Riedel
Após a apresentação do modelo de negócios e parcerias do Estado, diversas empresas procuraram o governador para avançar as relações e demonstraram interesse em programar uma visita técnica e conhecer de perto o cenário econômico de Mato Grosso do Sul. “São coisas que não acontecem de forma rápida, mas dá para sentir que podem acontecer”, avaliou.
As agendas da comitiva ainda incluíram visitas a empresas e reuniões com autoridades locais, entre elas o governador do Estado de Maharashtra, C.P. Radhakrishnan, em Mumbai.
Com população superior a 1 bilhão de habitantes, a Índia recentemente se tornou o país mais populoso do mundo, ultrapassando a China. O crescimento econômico acelerado do país o coloca entre os principais mercados globais dos próximos anos, cenário que Mato Grosso do Sul busca aproveitar para ampliar suas exportações e relações bilaterais.
Riedel segue para a segunda etapa da missão, em Tóquio, no Japão, onde continuará a rodada de encontros com investidores e autoridades japonesas. A delegação de Mato Grosso do Sul participará de atividades relacionadas à Expo Osaka 2025 e terá encontros com importantes representantes da indústria japonesa, como a Keidanren (Confederação Nacional da Indústria) e os grupos Sumitomo e Mitsui, ambos com histórico de investimentos no setor do agronegócio.
A última etapa dos compromissos internacionais será em Singapura, onde Riedel se reunirá com o ministro do Comércio, Alvin Tan, e visitará instituições como a RGE, holding que controla a Bracell (empresa com operações no Estado), além da MTAS (Associação dos Importadores de Proteína Animal) e os fundos soberanos Temasek e GIC. Também estão previstas reuniões com representantes da Enterprise Singapore, agência de promoção de exportações do país.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.