ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JUNHO, SEXTA  14    CAMPO GRANDE 21º

Política

Sem proteção na lei, dourado pode ser capturado nos rios de MS

Alteração na lei e rito para votação do texto atrasa sanção da prorrogação de proibição de pesca da espécie

Por Gabriela Couto | 28/02/2024 12:05
Peixe da espécie dourado em tanque de aquário (Foto: Divulgação)
Peixe da espécie dourado em tanque de aquário (Foto: Divulgação)

Apesar dos deputados estaduais correrem contra o tempo para conseguir aprovar o projeto de lei que determina a prorrogação da proibição da pesca do dourado até 31 de março de 2025, a piracema acaba nesta quarta-feira (28) e a proteção à espécie não tem previsão de entrar em vigor.

Ou seja, na prática, até que o projeto seja votado e sancionado como lei, pescadores poderão se eximir de qualquer punição a partir de amanhã (29), quando a pesca estará liberada. A rigor, fica valendo regra anterior a 2019, quando a captura do peixe foi proibida. Pode ser retirados dos rios de Mato Grosso do Sul espécimes com medida a partir de 65 centímetros.

Foi aprovada na reunião de hoje da CCJR(Comissão de Constituição, Justiça e Redação) a Emenda Substitutiva Integral, de autoria do deputado Junior Mochi (MDB) ao Projeto de Lei 364 de 2023, que veda a captura, o embarque, o transporte, a comercialização, o processamento e a industrialização do dourado até o fim do próximo período de defeso.

O texto traz como exceção a modalidade "pesque e solte", o consumo dos pescadores profissionais e os exemplares criados em cativeiro. Mochi assina a mudança do texto original com vários outros parlamentares.

A ideia é usar os próximos 12 meses como período de estudo para pesquisadores do Imasul (Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul) e Embrapa trazerem dados que comprovem se há ou não a necessidade de prorrogação da proibição da pesca da espécie nos rios do Estado por mais cinco anos.

Durante a primeira votação em regime de urgência, na sessão de hoje, apenas o deputado Neno Razuk (PL) foi contrário ao texto, outros 21 deputados foram favoráveis. A proposta ainda retorna ao plenário amanhã (29) em segunda votação e redação final. Somente após esse rito o projeto é encaminhado ao Executivo para sanção.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias