ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
JULHO, QUINTA  10    CAMPO GRANDE 22º

Lugares por Onde Ando

Cotswolds, um lugar para você explorar a vida rural inglesa

No countryside londrino, só duas horas de viagem para desembarcar no Século V em plena Idade Média

Por Paulo Nonato de Souza | 10/07/2025 09:04
Cotswolds, um lugar para você explorar a vida rural inglesa
Rua de casas do período medieval em Bibury, vilarelo escolhido como o mais pitoresco de toda a Inglaterra (Foto: Cotswolds/Reprodução)

Countryside, no mais autêntico significado da palavra interior em inglês. Assim é Cotswolds, uma região de pequenas cidades rurais, históricas e expressivamente belas, localizada a apenas 163 km de Londres, na Inglaterra. É um lugar especial, repleto de atrativos da vida no campo para você explorar, e que vale muito a pena uma escapadinha no estilo bate e volta ou até mesmo para uma permanência mais prolongada. São diferentes cidadezinhas, mas cada qual com sua própria identidade.

É a região mais antiga da Inglaterra, das mais prósperas da Europa na Idade Média, por conta da produção de lã, matéria-prima preciosa, cotada a preço de ouro no mercado na época. É de Cotswolds que nasceu a boa fama da lã inglesa. Desde Londres são apenas duas horas de viagem. Se está acostumado com o ritmo veloz das grandes cidades e pensa que ficará logo entediado com o que sempre imaginou ser a vida rural, engana-se. “Em Cotswolds você nunca sentirá falta do que fazer”, diz mensagem na E-Newsletter do lugar.

“Há muitas coisas diferentes para experimentar. Sua visita pode ser tão relaxante ou tão emocionante quanto você quiser, com uma série de atrações e atividades de lazer para mantê-lo o tempo todo entretido”, garante. De fato, em Cotswolds há muitas opções de diversão e aprendizado sobre como funciona a vida rural na Inglaterra, desde beleza natural, comidas típicas, produtos locais, trilhas públicas para caminhadas em meio a fazendas de criação de ovelhas, as paisagens cênicas dos vilarejos e atrativos históricos, somados ao charme cultural da região.

Cotswolds, um lugar para você explorar a vida rural inglesa
A região de Cotswolds é formada por 20 pequenas cidades, todas próximas uma das outras (Foto: Reprodução)
Cotswolds, um lugar para você explorar a vida rural inglesa
Vista do Castelo Sudeley, inaugurado em 1443, com seus 10 jardins impecavelmente bem cuidados (Foto: Reprodução)

Até as estradinhas que cortam a região são encantadoras. É por elas que você percorre fazendas, haras e chácaras que sempre te levam a lugarejos de casas do período medieval. Além da vida rural, nas cidadezinhas que formam Cotswolds também tem catedrais imponentes, pubs, bistrôs e comércio sofisticado cheio de lojas de grifes, bons restaurantes e casas de chá. Se a sua visita for um bate e volta ou mais prolongada, por três ou quatro dias, o ideal é fazer um roteiro dos seus passeios. Por exemplo, se estiver na vila medieval de Winchcombe, não deixe de conhecer o Castelo Sudeley, inaugurado em 1443. Irá se encantar com a grandeza da obra e seus 10 jardins impecavelmente bem cuidados.

Está claro que Cotswolds é uma viagem ao passado da Idade Média, uma época da história da Europa entre os anos de 476 a 1453 depois de Jesus Cristo. Com certeza irá se sentir em um filme sobre o período medieval, sem a rudez e as guerras por conquistas territoriais. A região é formada por 20 pequenas cidades, cada uma mais interessante que a outra, e os guias normalmente direcionam os viajantes para seis delas: Chipping Campten, Stow-on-the-Wold, Bourton-on-the-Water, Broadway, Bibury e Stanton. Isso faz com que esses lugares fiquem congestionados de turistas, mas em passeios independentes você pode escolher qualquer uma das 20 cidadezinhas que queira explorar.

Os vilarejos estão localizados próximos uns dos outros, o que facilita a vida dos turistas que preferirem ir bem mais além. Se estiver em Stow-on-the-Wold e decidir ir para Chipping Campden, a distância é de apenas 16 km. É perto e com certeza valerá a pena. Chipping Campden é uma cidade do século VII muito bem preservada. Entre muitos atrativos do tipo que uma pessoa nascida no Brasil nunca viu antes, uma casa construída em 1380 chama a atenção por inúmeros fatores, a começar pela sua arquitetura.

Stow-on-the-Wold é um vilarejo muito visitado pelos turistas em busca de relíquias em seus antiquários. O vilarejo teve seu auge na economia inglesa como principal centro de comercialização de ovelhas e lã, mercadorias de alta importância na Idade Média, era onde se fazia negócios e por conta disso até hoje Stow-on-the-Wold é conhecida como "cidade mercado". Por estar localizada no coração de Cotswolds é um excelente ponto de partida para explorar a região. Bourton-on-the-Water fica a seis quilômetros de Stow-on-the-Wold. É chamada de a "Pequena Veneza" de Cotswolds por estar situada às margens do rio Windrush e ter algumas pontes interligando suas ruas.

Enfim, são tantos lugares próximos para conhecer que é normal ter dúvida sobre qual caminho seguir. Se quiser visitar todas as cidades irá precisar de pelo menos 20 dias, ou seja, um dia em cada cidade. Se este não é o seu caso, uma dica valiosa é não deixar de explorar Bibury, o vilarejo eleito o mais belo da Inglaterra, que ainda hoje conserva seus antigos armazéns de lã do século XIV, presente nos passaportes britânicos com a famosa Arlington Row, a rua com casas do século XVI transformadas em museu.

Cotswolds, um lugar para você explorar a vida rural inglesa
Em Stow-on-the-Wold, fachada do hotel construído no ano de 1062, ou seja, há exatos 963 anos (Foto: Reprodução)

QUANDO VISITAR COTSWOLDS - É melhor não escolher o período de inverno. O frio intenso, chuva e as vezes neve podem inviabilizar seus passeios. O ideal é se programar para visitar a região entre maio e outubro, quando faz calor na Inglaterra, a paisagem se mostra com todo o seu esplendor e o ambiente fica bem mais alegre, especialmente para quem é do Brasil.

O acesso desde Londres pode ser trem ou ônibus. Se alugar um carro com GPS estiver no seu orçamento, com certeza terá mais autonomia de deslocamento pelas estreitas estradinhas entre as fazendas e vilarejos de Cotswolds. Com ou sem veículo disponível, o ideal mesmo é se hospedar na região. Em Stow-on-the-Wold tem três opções interessantes de hospedagem, o Lower Slaughter Manor, uma antiga casa de mais de 300 anos, o Stow Lodge Hotel, localizado no centro do vilarejo, e o The Royalist Hotel, simplesmente o hotel mais antigo da Inglaterra, construído há exatos 963 anos, conforme diz a placa na recepção. Para mais detalhes, acesse o site oficial de Cotswolds, faça suas escolhas e bom passeio.

Nos siga no Google Notícias