ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  12    CAMPO GRANDE 22º

Veículos

Aceleramos a nova geração do Mercedes-Benz Classe A

Rodamos pelas ruas de Campo Grande com o novo hatch compacto alemão.

Márcio Martins | 12/04/2013 13:45
Aceleramos a nova geração do Mercedes-Benz Classe A

O A 200 Turbo que testamos no início dessa semana, já começa a ser vendido nas concessionárias de todo Brasil, com o objetivo de atingir um público mais jovem ou para quem gosta de um carro compacto com boa pegada esportiva e acima de tudo, com um belo visual.

Segundo o diretor de vendas e marketing da Mercedes-Benz, Dimitris Psilliakis. "A aposta da montadora é que, a cada 2 clientes brasileiros de Classe A, 1 seja estreante na marca"

O carro chega em duas versões, Style e Urban, equipado com a transmissão automática de sete velocidades com dupla embreagem. No painel um botão para selecionar os modos de condução: ECONOMY, SPORT e MANUAL. No primeiro, as trocas de marchas são totalmente automáticas, feitas em baixas rotações, privilegiando o conforto e o baixo consumo de combustível. No modo SPORT, também automático, as mudanças são mais rápidas e acontecem em rotações mais altas, aumentando a agilidade, o modo MANUAL dá total liberdade ao motorista para trocar as marchas, utilizando os shift paddles (borboletas atrás do volante), porém não há trancos como em outros carros que já testamos. Outro detalhe interessante é que não tem alavanca de câmbio, apenas uma alavanca seletora atrás do volante.

Outro botão no console tem uma função importante para quem quer economizar combustível, é o ECO start/stop, que desliga o motor sempre que o carro for imobilizado totalmente, voltando a funcionar assim que o motorista tira o pé do freio.

Belo visual do novo Classe A em frente ao Parque das Nações Indígenas em Campo Grande.
Belo visual do novo Classe A em frente ao Parque das Nações Indígenas em Campo Grande.

O modelo cedido pela concessionária Bigstar ao "News Veículos", foi a versão topo de linha Urban que é diferenciada pela grade dianteira, além de roda aro 17 polegadas, farol bixenônio com LED, escape duplo, volante multifuncional com acabamento em couro perfurado, painel em branco com ponteiros vermelhos, saídas de ar-condicionado com acabamento cromado (inspiradas no SLS AMG).

Na terça-feira (09) com um dia nublado, pegamos o carro que recém tinha chegado na concessionária para test-drive, com apenas 30 km rodados.

Nas ruas de Campo Grande por onde passamos, o A200 chamou muito a atenção pelo seu design diferenciado, houve até alguns motoristas que abriram passagem só para ver o carro com mais atenção, os olhares curiosos foram principalmente pela traseira do carro, pois é novidade um hatch da marca Mercedes-Benz.

Carro parado no sinal, detalhe no conta-giros, motor desligado. Ao tirar o pé do freio o motor liga em instantes.
Carro parado no sinal, detalhe no conta-giros, motor desligado. Ao tirar o pé do freio o motor liga em instantes.

Em movimento, o carro empolga, graças a boa dose de potência e torque, em baixo do capô, o ágil e eficiente motor turbo (o mesmo do B200) de 156 cv, com o torque de 25,5 kgm disponíveis a partir de 1350 rpm, que garante ótimas saídas e retomadas, principalmente usando a opção "S", deixando a condução bem divertida, levando o carro da imobilidade aos 100 km/h em apenas 8,3 segundos e velocidade máxima de 224 km/h.

O equilíbrio da suspensão independente é outra virtude do modelo, firme na medida certa, sem prejudicar o conforto dando ótima estabilidade em curvas. O isolamento acústico é excelente, principalmente com a opção "E" ativada, a transmissão trabalha com regime de rotação bem baixo. A posição de dirigir não cansa, mesmo em longos períodos ao volante.

Aceleramos a nova geração do Mercedes-Benz Classe A

No interior do carro, a beleza também é destaque, digno de um Mercedes-Benz, tem um painel bem esculpido e muito bem acabado. No console possui uma tela de 5,8 polegadas, juntamente com o sistema de Áudio 20, equipado com rádio, leitor de CDs e teclado de telefone, que pode ser operado pelo volante multifuncional e inclui alto-falantes especialmente configurados para o modelo com conexão USB e Bluetooth.

Na parte superior tem revestimento macio ao toque e exibe texturas agradáveis, enquanto 17 pontos de iluminação (por LEDS amarelados) dão um toque todo especial à cabine quando anoitece.

Foto: Divulgação.
Foto: Divulgação.

A ergonomia é um dos pontos importantes do modelo. Os bancos integrais do tipo "concha" dão um toque a mais de esportividade, deixando o condutor bem acomodado, principalmente em curvas, porém o conforto não foi sacrificado.

O carro mede 4,29 m de comprimento, 2,02 de largura e 1,43 m de altura, tem o mesmo entre-eixos do Classe B, 2,69. O porta-malas tem capacidade para 341 litros.

Texto: Márcio Martins

Veja no vídeo abaixo o comercial lançado no ano passado nos Estados Unidos, que apresenta o piloto de Fórmula 1 Nico Rosberg pilotando um Classe A.

Nos siga no Google Notícias