ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SEXTA  03    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Alistamento militar feminino começa amanhã com vagas em três cidades de MS

Alistamento poderá ser realizado de forma on-line ou presencial em Campo Grande, Ladário e Corumbá

Por Jhefferson Gamarra | 31/12/2024 14:06
Mulheres quem compõe o Exército Brasileiro (Foto: Divulgação/EB)
Mulheres quem compõe o Exército Brasileiro (Foto: Divulgação/EB)

A partir desta quarta-feira (1º), tem início o alistamento militar feminino. O processo, que segue até 30 de junho, oferece 1.465 vagas em todo o país para voluntárias que completam 18 anos em 2025. Para quem deseja se candidatar, a orientação é ficar atenta às regras do recrutamento, que é dividido em etapas que possuem diretrizes específicas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O alistamento militar feminino no Brasil está aberto até 30 de junho, oferecendo 1.465 vagas em todo o país para mulheres que completarão 18 anos em 2025. O processo, realizado online ou presencialmente em locais específicos, envolve testes físicos e exames médicos, sendo a incorporação prevista para março ou agosto de 2026 com serviço militar obrigatório de 12 meses, prorrogável por até 8 anos. Essa iniciativa aumenta a participação feminina nas Forças Armadas, que atualmente contam com cerca de 37 mil mulheres (10% do efetivo total).

O alistamento poderá ser realizado de forma on-line ou presencial, nas Juntas de Serviço Militar dos 28 municípios contemplados pelo plano geral de convocação do Governo Federal. No Mato Grosso do Sul, as cidades de Campo Grande, Corumbá e Ladário estão entre as selecionadas para receber inscrições. As interessadas devem escolher a Força que desejam integrar – Exército, Marinha ou Aeronáutica – de acordo com a disponibilidade de vagas e suas aptidões.

O processo de seleção envolve testes físicos, inspeções de saúde e exames clínicos e laboratoriais. As candidatas que não comparecerem serão automaticamente desclassificadas.

As voluntárias selecionadas serão incorporadas no primeiro ou segundo semestre de 2026, nos meses de março ou agosto, e ocuparão a graduação de soldado ou marinheiro-recruta, conforme a Força escolhida. Embora o alistamento inicial seja voluntário, a partir da incorporação, o serviço militar torna-se obrigatório, com duração de 12 meses, prorrogáveis por até oito anos.

Esta iniciativa representa um avanço na inclusão de mulheres nas Forças Armadas, que atualmente contam com cerca de 37 mil mulheres, o equivalente a 10% do efetivo total. Além das vagas oferecidas pelo novo alistamento, mulheres já atuam nas Forças em áreas como saúde, logística e ensino, além de participarem de concursos públicos específicos para cargos combatentes.

Os procedimentos para o alistamento estão descritos no Decreto nº 12.154, de 27 de agosto de 2024, que regulamenta o serviço militar inicial para mulheres. Para os homens, o alistamento permanece obrigatório aos 18 anos.

Nos siga no Google Notícias