ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, DOMINGO  05    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Alistamento militar feminino voluntário começa em 2025 em 3 cidades de MS

Campo Grande, Corumbá e Ladário serão os únicos municípios de Mato Grosso do Sul a oferecer vagas

Por Jhefferson Gamarra | 11/12/2024 14:10
Mulheres voluntárias do Exército durante treinamento (Foto: Divulgação/EB)
Mulheres voluntárias do Exército durante treinamento (Foto: Divulgação/EB)

A partir de 2025, as mulheres terão a oportunidade de se alistar no serviço militar de forma voluntária, pela primeira vez. O alistamento estará disponível em três cidades de Mato Grosso do Sul: Campo Grande, Corumbá e Ladário. O Ministério da Defesa anunciou que, ao todo, 1.465 vagas serão oferecidas no país para as candidatas que completarem 18 anos em 2025, ou seja, nascidas em 2007.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Em 2025, mulheres brasileiras poderão se alistar voluntariamente nas Forças Armadas pela primeira vez, com 1.465 vagas disponíveis em todo o país. O alistamento, aberto de 1º de janeiro a 30 de junho de 2025, ocorrerá em 28 municípios e inclui processo seletivo com entrevistas, inspeção de saúde e testes físicos. As selecionadas terão os mesmos direitos e deveres que os homens, servindo por 12 meses (prorrogável por até 8 anos), e a iniciativa visa aumentar a participação feminina nas Forças Armadas para 20% em dez anos.

O alistamento será realizado exclusivamente em 28 municípios de 13 estados, além do Distrito Federal. A seleção inclui as Forças Armadas, com 1.010 vagas para o Exército, 300 para a Aeronáutica e 155 para a Marinha. A inscrição poderá ser feita de forma presencial ou online a partir de 1º de janeiro até 30 de junho de 2025. As interessadas deverão apresentar documentos como certidão de nascimento, comprovante de residência e documento oficial com foto.

O processo seletivo será composto por entrevistas, inspeção de saúde e testes físicos. Embora o alistamento seja voluntário, as mulheres que forem selecionadas terão os mesmos direitos e deveres que os homens no momento da incorporação às Forças Armadas. Além disso, uma vez jurada a bandeira, a candidata não poderá desistir do serviço militar. A duração do serviço será de 12 meses, podendo ser prorrogado por até oito anos.

A iniciativa visa aumentar a participação feminina nas Forças Armadas, que atualmente conta com cerca de 37 mil mulheres, representando 10% do efetivo. O objetivo do Ministério da Defesa é que, nos próximos dez anos, as mulheres ocupem 20% das vagas do serviço militar inicial.

As candidatas que forem selecionadas poderão escolher a Força na qual desejam servir, levando em consideração a disponibilidade de vagas e a aptidão para as especificidades exigidas por cada ramo das Forças Armadas. A incorporação das mulheres ocorrerá entre março e agosto de 2026, e elas iniciarão suas atividades com a graduação de soldado, ou marinheiro recruta na Marinha.

Nos siga no Google Notícias