Aplicativo facilita transporte de cavalos montados em esportes equestres em MS
A partir de agora, transportador não precisará ter documentação do animal em mãos
Os praticantes de esportes equestres terão mais facilidade na hora de transportar entre municípios de Mato Grosso do Sul os cavalos habilitados a competir em modalidades como o laço comprido e hipismo. Lançado nesta terça-feira (18) durante a feira agropecuária Expogrande, o passaporte digital equestre vai reduzir a burocracia, dispensando a necessidade de apresentar documentações impressas para liberação dos animais.
O passaporte vai conter GTA (Guia de Transporte Animal), resenha e exame negativo de mormo dos equinos e poderá ser acessado dentro do aplicativo Iagro Transportador, mantido pela Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal de Mato Grosso do Sul.
Diretor do Parque do Laçador, Elvio Garcês avalia que a digitalização vai contribuir muito com a modalidade do laço comprido. "Temos 28 mil associados no Estado e este passaporte digital vai ajudar e somar muito para nosso esporte", confirma.
Lançamento - A novidade foi anunciada no evento agropecuário pelo governo de Mato Grosso do Sul. "Faz tempo que discutimos a necessidade de digitalizar este processo, com o passaporte equestre que é digital, sendo uma entrega importante ao setor, porque facilita a vida do produtor, diminui custos e preserva e torna segura a questão sanitária", disse o governador Eduardo Riedel.
A apresentação do aplicativo foi feito pelo diretor-presidente do Iagro, Daniel Ingold. "Simplificar e facilitar o processo. No aplicativo, vai poder puxar toda a ficha do animal, tendo disponível a resenha virtual, o GTA digital e os exames que são necessários. Tudo digital", reforçou ele.