ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Após Capital, Dourados e Três Lagoas, drive-thru de exames vai a Corumbá

SES estuda logística para levar sistema ao município pantaneiro até a próxima semana

Jones Mário | 30/04/2020 12:30
Ferramenta em Campo Grande testou 977 pessoas e identificou 24 contaminados em menos de 1 mês (Foto: Paulo Francis/Arquivo)
Ferramenta em Campo Grande testou 977 pessoas e identificou 24 contaminados em menos de 1 mês (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Durante transmissão ao vivo nesta quinta-feira (30), o secretário de Estado de Saúde (SES), Geraldo Resende, adiantou que Corumbá também passará a realizar exames para novo coronavírus em sistema drive-thru. Campo Grande, Dourados e Três Lagoas já contam com o modelo.

Conforme Resende, a pasta estuda a logística para implantar a ferramenta. A previsão é que o drive-thru comece a funcionar no município pantaneiro já na próxima semana.

Corumbá soma 5 casos já confirmados de covid-19. Ladário, município ilhado pelo território corumbaense, tem 3 ocorrências.

Nas outras três cidades, o modelo foi instalado em quartéis do Corpo de Bombeiros. Campo Grande adotou o drive-thru há três semanas e já testou 977 pessoas, com 24 resultados positivos para covid-19.

Dourados, com capacidade para fazer 30 exames por dia, três dias da semana, começou a trabalhar nesta semana e já coletou 15 amostras. Um contaminado foi identificado.

Três Lagoas pode fazer até 20 testes diários, duas vezes por semana. Boletins da SES ainda não divulgaram quantidade de exames feitos pelo sistema.

Ampliação - A secretaria estadual avalia que o aumento no número de testagens dará maior dimensão da circulação da doença no Estado e reforçará às estratégias de enfrentamento.

Com 2.532 casos notificados até agora, a taxa de testes no Estado é de 91 para cada 100 mil habitantes. Países como Coreia do Sul e Alemanha, considerados casos de sucesso nas ações contra a covid-19, realizaram, respectivamente, 2,4 mil e 1,1 mil exames a cada 100 mil pessoas, segundo números oficiais dos governos.

Coronavírus - Segundo a SES, Mato Grosso do Sul soma 255 casos, além de nove mortes. O mês de abril fechou com 207 ocorrências, número quatro vezes superior aos 48 detectados entre a primeira confirmação, dia 14 de março, e o dia 31 do mês anterior.

Nos siga no Google Notícias