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Cidades

Assembleia cobra duplicação da BR-163 nos próximos quatro anos

O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, Gerson Claro, durante participação na Expocanas 2025

Por Geniffer Valeriano | 26/03/2025 17:37
Assembleia cobra duplicação da BR-163 nos próximos quatro anos
Presidente do legislativo, Gerson Claro (PP) acompanha o governador Eduardo Riedel (PSDB) (Foto: Divulgação)

A Alems (Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul) vai cobrar que a duplicação da BR-163 ocorra nos próximos quatro anos. O anúncio foi feito pelo presidente da Casa, Gerson Claro, durante participação na Expocanas 2025, realizada em Nova Alvorada do Sul.

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A Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul (Alems) está pressionando pela duplicação da BR-163 nos próximos quatro anos. O presidente da Alems, Gerson Claro, anunciou a medida durante a Expocanas 2025. A cobrança será direcionada à ANTT após a repactuação do contrato com a MSVia, visando antecipar a duplicação entre Campo Grande, Nova Alvorada do Sul e Dourados. Até agora, apenas 174 km dos 845 km da rodovia no estado foram duplicados. A BR-163 é crucial para o transporte de grãos e mercadorias. A repactuação é vista como a melhor solução para evitar atrasos e um possível apagão logístico.

A cobrança será enviada à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres), após a repactuação do contrato com a concessionária MSVia. O pedido visa antecipar os investimentos previstos para a duplicação dos trechos entre Campo Grande, Nova Alvorada do Sul e Dourados.

"Os deputados têm realizado audiências públicas, estiveram no Tribunal de Contas da União e na ANTT. A Assembleia cobrou judicialmente o cronograma de investimentos da concessionária. O governador Eduardo Riedel e a bancada federal também estão empenhados para que, nesse trecho de grande fluxo de caminhões e carros de passeio, a duplicação saia do papel e, onde for necessário, haja abertura de terceira pista", explicou Gerson.

A BR-163 se estende por 845 km em Mato Grosso do Sul, conectando o Estado a Mato Grosso e Paraná. Nos 11 anos de concessão, apenas 174 km foram duplicados até agora. A rodovia é fundamental para o escoamento de grãos e outras mercadorias transportadas por caminhões diariamente.

“A repactuação da concessão foi a alternativa que melhor atendeu às necessidades do Estado, que tem atraído grandes investimentos privados e alcançado índices de crescimento acima da média nacional. Abrir uma nova licitação poderia atrasar os investimentos na rodovia e, sem as obras, corremos o risco de um apagão logístico", destacou Gerson Claro.

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