Riedel visita Expocanas e destaca MS como referência em bioenergia
Feira segue até quinta-feira (27), em Nova Alvorada do Sul, e tem previsão de receber oito mil visitantes
O governador Eduardo Riedel marcou presença, nesta quarta-feira (26), na 3ª edição da Expocanas, maior evento de sucroenergético de Mato Grosso do Sul. São 120 expositores já confirmados para participar da feira, que segue até quinta-feira (27), em Nova Alvorada do Sul, e tem previsão de receber oito mil visitantes.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O governador Eduardo Riedel participou da Expocanas, maior evento sucroenergético de Mato Grosso do Sul, que acontece em Nova Alvorada do Sul. Com 120 expositores e expectativa de oito mil visitantes, o evento destaca a importância do setor para a economia local, empregando mais de 30 mil pessoas. Mato Grosso do Sul, com 22 usinas, é referência nacional na produção de etanol, açúcar e bioeletricidade. Na safra 2024/2025, o estado produziu 4,2 bilhões de litros de etanol, destacando-se como o quarto maior produtor do Brasil, com o etanol de milho impulsionando o crescimento.
Nas redes sociais, o governador publicou logo cedo que estava na feira. “Cheguei no maior evento de bioenergia do nosso estado, que reforça nossa posição como referencia nacional na produção de etanol, açúcar e bioeletricidade”, disse.
Na ocasião, ele conheceu os estandes e passeou ao lado da plantação de cana. A Expocanas ocorre em área de 180 mil metros quadrados
“Aqui no MS, o setor sucroenergético emprega mais de 30 mil pessoas e movimenta nossa economia. É a tecnologia e a inovação impulsionando o futuro do nosso estado”, completou na publicação.
O evento, que faz parte do calendário oficial do Estado, é organizado pela Sulcanas (Associação Sul-Mato-Grossense de Cana) com apoio da Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), do Governo do Estado e da Prefeitura de Nova Alvorada do Sul.

O objetivo é reunir empresas e profissionais do setor para evidenciar o que há de moderno entre insumos, máquinas e equipamentos, além de estudos, pesquisas, inovação e tecnologia. O estado tem 22 usinas em operação e pelo menos 50 fornecedores de cana.
Dados - Nova Alvorada do Sul lidera o ranking das maiores lavouras de cana-de-açúcar do Brasil. Conforme dados apresentados na abertura oficial da Expocanas, Mato Grosso do Sul teve uma produção histórica de 4,2 bilhões de litros de etanol na safra 2024/2025 e se manteve como o quarto maior produtor do País.
Segundo a Biosul (Associação dos Produtores de Bioenergia de Mato Grosso do Sul), apesar da redução de 5,1% na quantidade de cana processada, que totalizou 48,5 milhões de toneladas, a produção de etanol aumentou 10% em relação à safra anterior.
A produção de açúcar se manteve estável em 2 milhões de toneladas, com leve aumento de 0,1%.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.