Biometria não é exigida pelo Bolsa Família, alerta Ministério
Fake news circulam na internet dizendo que famílias devem cadastrar dado no CRAS
Fake news circulam na internet chamando beneficiários do programa Bolsa Família para cadastrarem a biometria no CRAS (Centro de Referência de Assistência Social) mais próximo. Esta semana, o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome esclareceu que não está ocorrendo nenhuma ação assim.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Fake news circulam na internet afirmando que beneficiários do Bolsa Família precisam cadastrar biometria no CRAS. O Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social desmentiu a informação, afirmando que não há tal exigência. A comunicação oficial com os beneficiários é feita por extratos bancários e pelo aplicativo do programa. O ministério alerta sobre os riscos legais de criar e compartilhar fake news e orienta a verificar informações em canais oficiais ou pelo Disque Social 121.
"Famílias beneficiárias do Bolsa Família não precisam comparecer ao CRAS para cadastrar a biometria. O ministério reforça que não há nenhuma ação desse tipo em andamento", diz nota.
A biometria prevê a coleta de impressão digital ou foto do rosto, por exemplo, para identificar alguém.
Segundo as notícias falsas, o procedimento seria obrigatório.
Canais oficiais - O ministério reforçou que a comunicação com as famílias participantes do programa é feita oficialmente nos extratos bancários e no aplicativo do Bolsa Família.
Quando precisa usar outros, como SMS ou WhatsApp, a pasta federal informa previamente estados e municípios por meio dos canais oficiais.
Fake News - Além das punições legais, quem cria e compartilha fake news pode responder a ações civis, incluindo o pagamento de indenizações por danos morais.
Em caso de dúvidas sobre uma informação, é possível entrar em contato com a Ouvidoria pelo Disque Social 121 ou verificar em canais oficiais, como o portal e as redes sociais do Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.