ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, DOMINGO  24    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Boletim da covid volta a registrar zero morte por covid em MS nesta sexta-feira

Estado se aproxima, pouco a pouco, de ter 65% de sua população imunizada contra a doença

Guilherme Correia | 29/10/2021 10:35
Ampola de uma das quatro vacinas contra a covid-19 aprovadas pela Anvisa. (Foto: Kísie Ainoã)
Ampola de uma das quatro vacinas contra a covid-19 aprovadas pela Anvisa. (Foto: Kísie Ainoã)

Mato Grosso do Sul está há dois dias sem registrar, oficialmente, morte pela covid-19. Ainda assim, tem confirmado quase 100 casos por dia. A redução expressiva de óbitos tem sido atribuída à cobertura vacinal - em meados de junho, registrava-se cerca de 56 vítimas ao dia.

O boletim publicado na quarta-feira (27) trouxe um óbito registrado. Contudo, desde então, não há novas vítimas monitoradas pela SES (Secretaria Estadual de Saúde). Há nove dias, também houve boletins sem mortes pela doença.

Dentre os casos registrados hoje, o secretário estadual de Saúde, Geraldo Resende, destacou que o município de Dourados teve 54 novas infecções, mais que a Capital (48 casos). Isso ocorre por conta de "surtos de covid-19 dentro de aldeias de Mato Grosso do Sul", segundo ele. As infecções motivaram fechamento de oito escolas, noticiado pelo Campo Grande News.

O titular da pasta também afirma que os órgãos responsáveis pela saúde indígena demoraram a aplicar vacina nesse grupo, priorizado pelo Ministério da Saúde no início da campanha vacinal. Além disso, ele espera que a pasta federal determine quais serão as novas estratégias, se crianças com menos de 12 anos serão incluídas ou se novos públicos poderão receber a dose de reforço.

Dados atualizados - Mais de 376,4 mil sul-mato-grossenses tiveram covid, desde o início da pandemia, dos quais 9.642 foram a óbito. A média dos últimos sete dias é de aproximadamente 90 casos e duas mortes a cada 24 horas.

Cerca de 45% dos leitos de terapia intensiva vinculados ao SUS (Sistema Único de Saúde) na macrorregião de Campo Grande estão ocupados. Mas apenas 2% das vagas são preenchidas por pacientes de coronavírus. Em relação aos outros municípios, todos estão em situação baixa:

  • Campo Grande: 45% das UTIs ocupadas e 2% são de covid
  • Dourados: 59% das UTIs ocupadas e 7% são de covid
  • Três Lagoas: 22% das UTIs ocupadas e 2% são de covid
  • Corumbá: 41% das UTIs ocupadas e nenhuma é de covid.

Quase 65% da população estadual, de todas as idades, têm 1º ciclo vacinal completo. Ou seja, receberam dose única ou duas doses.

Nos siga no Google Notícias