ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, TERÇA  05    CAMPO GRANDE 26º

Cidades

Com presença do Zé Gotinha, secretarias dão início à campanha ‘Aluno Imunizado’

Durante a ação, as cadernetas de vacinação dos alunos serão revisadas

Por Geniffer Valeriano | 04/11/2024 16:45
Zé Gotinha com alunos do CEI José Eduardo Martins Jallad (Foto: Marcus Moura)
Zé Gotinha com alunos do CEI José Eduardo Martins Jallad (Foto: Marcus Moura)

Com a presença do Zé Gotinha, símbolo da vacinação no Brasil, as Secretarias Estaduais de Saúde e Educação iniciaram a campanha ‘Aluno Imunizado’, nesta segunda-feira (4). Durante a ação, as cadernetas dos alunos da rede estadual de ensino serão revisadas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A campanha 'Aluno Imunizado', com o Zé Gotinha, visa revisar as cadernetas de vacinação de estudantes da rede estadual de ensino em Mato Grosso do Sul, de 4 a 14 de novembro, com foco em elevar os índices de imunização entre crianças e adolescentes. A iniciativa, que começou no Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad em Campo Grande, também garante a emissão do DVA (Declaração de Vacinação Atualizada), exigida por lei para a matrícula escolar. Além de verificar se há vacinas em atraso, a campanha orienta os pais a buscarem a unidade de saúde caso necessário, e tem como objetivo fortalecer a saúde nas escolas e facilitar a regularização das carteirinhas para a rematrícula.

Conforme divulgado, a campanha será realizada do dia 4 ao dia 14 de novembro. A primeira escola a receber a ação foi o Centro de Educação Infantil José Eduardo Martins Jallad, em Campo Grande. Ainda foi informado que além de monitorar a SES (Secretaria Estadual de Educação), espera elevar os índices de imunização entre as crianças e adolescentes.

Após a verificação das cadernetas de vacinação, a equipe de saúde irá emitir o DVA (Declaração de Vacinação Atualizada). A declaração pode ser solicitada aos pais durante a realização da matrícula escolar.

“Essa iniciativa visa não só vacinar as crianças e adolescentes, mas também garantir que cada aluno tenha a DVA, atendendo a uma lei estadual de 2010 que exige a apresentação da caderneta de vacinação atualizada no ato da matrícula. Além de verificar se há vacinas em atraso, orientamos os pais a buscar a unidade de saúde quando necessário, e emitimos a DVA para facilitar o processo de matrícula”, explicou a coordenadora de Imunização da SES, Ana Paula Goldfinger.

Em Campo Grande, a campanha tem como meta cobrir ao menos 30% das escolas estaduais. Enquanto, no interior a ação será realizada em todas as escolas, pois o número é menor.

Além da conscientização dos estudantes e seus familiares, a “expectativa é que essa campanha fortaleça a proteção da saúde nas escolas e facilite a regularização das carteirinhas para a rematrícula do próximo ano letivo”, informa nota da SED.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.


Nos siga no Google Notícias