ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 30º

Cidades

Corumbá tem 80% da rede hoteleira lotada para Festival de Pesca

Evento começa nesta sexta-feira, vai até domingo e terá participantes da Bolívia e do Paraguai

Gabriel de Matos e Natália Olliver | 03/02/2023 18:01
Abertura do evento acontece no Porto Geral de Corumbá (Foto: Wikipedia)
Abertura do evento acontece no Porto Geral de Corumbá (Foto: Wikipedia)

O Fipec 2023 (Festival Internacional de Pesca Esportiva de Corumbá) começa nesta sexta-feira (3) em Corumbá, distante 419 km de Campo Grande. De acordo com estimativa da Fundação de Turismo, 80% dos cerca de 2,3 mil leitos da rede hoteleira estão lotados para o evento.

Abertura oficial do festival acontece às 19h no Porto Geral. Este é o segundo ano que a Prefeitura de Corumbá promove o evento junto à Acert (Associação Corumbaense das Empresas Regionais de Turismo). Neste mês, a Cidade Branca também terá o tradicional Carnaval Cultural em duas semanas.

A Prefeitura de Corumbá estima que a semana do Festival de Pesca movimente cerca de R$ 25 milhões. "O Fipec marca a abertura da temporada de pesca esportiva de 2023. Ele aquece o setor pesqueiro, um dos propulsores da economia local", ressalta a nota.

O prefeito Marcelo Iunes (PSDB) explica que os eventos turísticos na região são parte importante da economia corumbaense. "O Fipec e o Carnaval geram milhares de empregos diretos e indiretos, assim como o São João, o Festival América do Sul e o Eco Pantanal Extremo".

O representante da Fundação de Turismo do Pantanal, Carlos Espíndola, afirma que Corumbá tem um calendário de eventos consolidado. "Entre eles o Carnaval Cultural e o Festival Internacional de Pesca Esportiva de Corumbá. Por ser consolidado e com datas específicas a Prefeitura de Corumbá consegue se planejar com bastante tempo".

Espíndola explica que o município conta com uma rede hoteleira variada. "Nós temos cerca de 30 hotéis, pousadas ou hostels. Além disso, são 22 barcos-hotéis. Entre a área urbana e rural são de cerca de 2,3 mil leitos".

Festival de pesca acontecerá no Porto Geral em Corumbá (Foto: Renê Márcio Carneiro)
Festival de pesca acontecerá no Porto Geral em Corumbá (Foto: Renê Márcio Carneiro)

Fipec - O evento abre a temporada de pesca esportiva no Pantanal de Corumbá. Nesta sexta-feira, ocorrem as entregas dos kits no Porto Geral. A abertura oficial será às 19h no mesmo local. Mais tarde, dois shows com as duplas Marinho & Rafael e Kaio e Gabriel.

A Acert, fundada em 1985, é uma das organizadoras do evento. A única mudança no regulamento da competição em relação a 2022 foi a data das provas. Agora as crianças pescam no primeiro dia do evento.

A competição infanto juvenil começa às 7h30 do sábado e teve quase 1,2 mil inscrições. A premiação para a categoria está prevista para acontecer às 15h. No domingo, a competição adulta se inicia às 7h e termina às 15h. A premiação acontece a partir das 17h.

O assessor de imprensa da Acert, Silvio de Andrade, informa que foi montado um "QG" no Porto Geral, onde vai ter uma sala específica para receber a comprovação dos peixes capturados pelos participantes. "O pescador tem que fazer um vídeo com sua medição e soltá-lo no rio. Aí ele envia esse vídeo pra central".

Ele ressalta que o festival tem o objetivo de fomentar a pesca esportiva no Pantanal. "A proposta de incentivar e divulgar o pesque e solte no Pantanal. Dados da Acert apontam que mais de 80% dos pescadores esportivos que vem ao Pantanal aderiram ao pesque e não leve".

Segundo dados da Associação, no ano passado, o Fipec movimentou mais de R$ 3 milhões na economia local nos setores do turismo e comércio.

Pescadores praticando o pesque e solte (Foto: Divulgação)
Pescadores praticando o pesque e solte (Foto: Divulgação)

Pesca esportiva -  A iniciativa de soltura voluntária de peixes no Pantanal começa com o IHP (Instituto Homem Pantaneiro) e a Acert. O principal objetivo é conscientizar os pescadores em relação à conservação e preservação dos peixes e do bioma.

O presidente do IHP, Angelo Rabelo, ressalta que eventos de pesca esportiva como o Fipec demonstram a maturidade do pescador. "Cada vez mais passa de uma atividade que é extrativista para uma postura mais contemplativa de interação com a natureza".

Ademilson Esquivel é membro da Acert e pratica pesca esportiva há mais de 20 anos. "Para mim, é tudo". Ele relata que a sua consciência ambiental mudou ao longo do tempo. "Quando se pensava em pesca se pensava em depredação. Hoje é o hobby do cara".

Sobre a competição com crianças, Esquivel analisa que os novos pescadores têm outra mentalidade. "A consciência ambiental vem desde pequeno com o pesque e solte. Temos quase 1,2 mil crianças inscritas. É interessante a participação deles".

Nos siga no Google Notícias