ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
JANEIRO, SÁBADO  04    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

Em média, a cada hora 4 "gatos" de energia são detectados em MS

No primeiro semestre de 2024 foram encontradas 60% mais fraudes que durante todo o ano de 2023

Por Geniffer Valeriano | 05/11/2024 12:45
Funcionário da Energisa vistoriando padrão de energia (Foto: Divulgação)
Funcionário da Energisa vistoriando padrão de energia (Foto: Divulgação)

Em média, a cada uma hora quatro furtos de energia são detectados em MS pela Energisa e a Polícia Civil. Conforme divulgado, apenas no primeiro semestre de 2024 o número de fraudes encontradas foram 60% maiores comparados ao ano de 2023 inteiro.

Recentemente, quatro pessoas foram autuadas em flagrante, em Dourados, por furto de energia elétrica e estelionato. Uma outra pessoa foi conduzida à delegacia para prestar esclarecimentos. Ao todo, durante a realização da Operação Quilowatt foram vistoriados 33 estabelecimentos em um dia.

Com um cronograma de atuação diária, a Polícia Civil e a concessionária de energia utilizam análise de dados, em investigações preliminares, para encontrar discrepâncias nos registros de consumo. Diariamente, 100 fraudes são encontrados em MS, dando uma média de quatro furtos de energia identificados a cada hora.

Agente da Polícia Civil durante operação contra furto de energia (Foto: Divulgação)
Agente da Polícia Civil durante operação contra furto de energia (Foto: Divulgação)

Ainda é informado que a Energisa possui um centro de monitoramento de fraudes. É possível enviar denúncias de furto de energia através dos canais de atendimento da distribuidora, sendo eles: site energisa.com.br; WhatsApp (67) 99980-0698; call center: 0800 722 7272 e o aplicativo Energisa On.

"Intensificamos as fiscalizações, conforme já havíamos anunciado, entendendo que este rigor e disciplina são necessários para diminuir o número de furtos de energia, que não somente causa danos à rede elétrica, impacta na qualidade de fornecimento e eleva o custo da energia dos demais consumidores, mas principalmente pode colocar em risco a vida da população", explica o coordenador comercial da Energisa MS, Jonas Ortiz.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias