Em MS, seis hospitais se propõem a realizar cirurgias eletivas complexas
Proposta de adesão faz parte do projeto "MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila", do Governo do Estado

Em Mato Grosso do Sul, seis hospitais apresentaram propostas de adesão para realizarem cirurgias eletivas de alta complexidade no projeto “MS Saúde: Mais Saúde, Menos Fila”. A lista foi divulgada nesta quinta-feira (18), no Diário Oficial do Estado.
Os hospitais que entregaram a documento à SES (Secretaria Estadual de Saúde) são: Santa Casa de Bataguassu; Hospital Adventista do Pênfigo de Campo Grande; Santa Casa de Cassilândia; Hospital Soriano Correa da Silva de Maracaju; Hospital Beneficente de Rio Brilhante; e Unidade Mista Nossa Senhora do Perpétuo Socorro de Santa Rita do Pardo.
- Leia Também
- MS está perto de zerar fila antiga de cirurgia eletiva, aponta balanço
- Cirurgias de face, cabeça e pescoço são prioridades em força-tarefa estadual
Para isso, as unidades de saúde precisaram comprovar que já realizaram procedimento cirúrgico proposto em sua série histórica de produção ambulatorial e hospitalar ou apresentar projeto para execução destes procedimentos.
Os documentos enviados também devem conter estimativa com a quantidade de procedimentos a serem executados por mês e o quantitativo total a ser realizado no período de maio de 2023 a abril de 2024.
Projeto – A resolução dispõe sobre o Plano Estadual de Redução das Filas de Cirurgias Eletivas e ampliação do acesso aos procedimentos cirúrgicos eletivos e exames com finalidade diagnóstica no âmbito do SUS (Sistema único de Saúde).
A adesão ao projeto compete às secretarias municipais de saúde, juntamente com os estabelecimentos de saúde contratualizados ou contratados pelo SUS.
Os atendimentos começaram em 10 de julho do ano passado e seguirão até que sejam atingidas as 15 mil cirurgias declaradas como em espera pelo Governo do Estado, além de consultas e exames diagnósticos.
Deste total a ser alcançado, a SES informou que até 2 de janeiro de 2024 já foram realizadas 7.268 cirurgias eletivas.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News.