Governo ampliará fiscalização do uso de veneno contra lesma e caracol
Também haverão ações que focam em conscientizar sobre os riscos do uso do produto
O Governo do Estado irá ampliar a fiscalização do uso de lesmicidas à base de metaldeído, ou seja, veneno contra lesmas e caracóis, em áreas agrícolas de Mato Grosso do Sul. As ações serão resultadas do plano de ação desenvolvido pela SES (Secretaria Estadual de Saúde) e a Iagro (Agência Estadual de Defesa Sanitária Animal e Vegetal).
Além da intensificação da fiscalização, também haverá ações que focam na conscientização sobre os riscos do uso do produto.
O princípio ativo do veneno, o metaldeído, é proibido para controle de pragas agrícolas no Brasil, mas continua sendo utilizado irregularmente. A utilização indevida dessa substância pode prejudicar o solo, as fontes de água e impactar negativamente a fauna local.
O uso da substância altamente tóxica também pode causar sérios danos à saúde, como intoxicação grave, distúrbios respiratórios e gastrointestinais e pode contaminar alimentos e fontes de água.
“Nosso objetivo é fortalecer o controle sobre a comercialização e o uso do metaldeído, para garantir a proteção tanto da saúde da população quanto da sustentabilidade ambiental”, explicou a gerente de Inspeção e Defesa Sanitária Vegetal da Iagro, engenheiro agrícola Glaucy Ortiz.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.