ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, SEXTA  08    CAMPO GRANDE 18º

Cidades

Hospital de Dourados fará mutirão para pacientes que aguardam na fila do SUS

Serão realizados procedimentos de pequenas cirurgias, exames de imagem, endoscopias, entre outros

Por Judson Marinho | 08/08/2025 14:58
Hospital de Dourados fará mutirão para pacientes que aguardam na fila do SUS
Diversos procedimentos médicos serão oferecidos durante o mutirão em Dourados - Foto: Divulgação

Através do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde, o HU-UFGD  (Hospital Universitário da Universidade Federal da Grande Dourados), filiado à Rede Ebserh, promove um mutirão de saúde para pacientes que aguardam atendimento na fila do SUS (Sistema Único de Saúde). A ação acontece neste sábado (9), a partir das 7h, e será realizada em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Hospital Universitário da UFGD realizará neste sábado (09) um mutirão de saúde através do programa Agora Tem Especialistas, do Ministério da Saúde. A ação oferecerá mais de 100 procedimentos para pacientes que aguardam na fila do SUS, incluindo pequenas cirurgias, exames de imagem e endoscopias. Em homenagem ao Dia Internacional dos Povos Indígenas, o evento atenderá tanto a população indígena quanto a comunidade em geral. O hospital tem fortalecido laços com as comunidades indígenas locais, tendo realizado em março uma reunião na Aldeia Bororó para promover um atendimento mais humanizado.

O serviço oferece mais de 100 procedimentos para pacientes da lista de regulação do SUS, contemplando tanto a população indígena quanto a comunidade em geral. Segundo o superintendente do HU-UFGD, Hermeto Macário Amin Paschoalick, a ação reforça o papel social e assistencial do hospital.

"Essa é uma oportunidade de aproximar ainda mais o HU-UFGD da comunidade, oferecendo atendimento especializado de forma humanizada e contribuindo para reduzir a fila de espera do SUS. É uma homenagem aos povos indígenas, mas também um momento de cuidado aberto a todos", destaca.

Durante o mutirão, serão realizados procedimentos como pequenas cirurgias, exames de imagem, endoscopias, implantes de DIU e atividades educativas. Também haverá capacitação de profissionais sobre cuidados com a pele e técnicas de curativos, fortalecendo a rede de atenção à saúde com qualidade e dignidade.

Segundo o Hospital Universitário de Dourados, o programa Agora Tem Especialistas tem como objetivo ampliar o acesso da população a serviços especializados, reduzir as filas do Sistema Único de Saúde (SUS) e levar atendimentos de alta resolutividade para diferentes regiões do país.

O Agora Tem Especialistas é uma ação do Governo Federal e do Ministério da Saúde, em parceria com estados e municípios, que deve ampliar o acesso à saúde.

Saúde Indígena – Com o objetivo de qualificar o atendimento à população indígena e fortalecer o diálogo intercultural, o HU-UFGD realizou, no mês de março, uma reunião com indígenas da Aldeia Bororó, na Casa de Reza Ñandesy Tereza.

No encontro promissor, ocorreu a troca de saberes entre a comunidade indígena e os profissionais da saúde, reunião que foi importante para o Hospital Universitário firmar um compromisso com o atendimento mais humanizado para a saúde indígena em Dourados.

A ação realizada pelo Comitê de Saúde Indígena (CSIN) buscou construir, de forma coletiva, o Seminário de Saúde Indígena da UFGD.