Instituto de Defesa do Consumidor dá 5 dicas para curtir o Carnaval de rua
Orientações são para evitar golpes e armadilhas durante os dias de festa; confira!
O Idec (Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor) lançou cinco dicas aos foliões que pretendem curtir o Carnaval de rua com segurança, sobretudo para evitar golpes e armadilhas durante os dias de festa. Confira!
- Vai viajar, garanta a segurança da sua mala
Aos foliões que irão viajar, cuidado redobrado com a bagagem, sobretudo àqueles que viajarem de avião. Antes do embarque,fotografe ou filme a sua mala. Tire fotos dela aberta, fechada, com a identificação da companhia aérea ou da empresa de ônibus.
Do mesmo modo, acrescente elementos que comprovem que a mala é sua, seja uma fita colorida, um objeto que só você tem ou outra coisa que identifique essa mala como sua, tire fotos e não se esqueça do cadeado!
- Proteja os aplicativos de banco
O ideal é ir pra rua sem celular. Ou, no caso de quem pode, ter um aparelho pra ficar em casa e outro, sem aplicativos bancários, para curtir os bloquinhos. Se nenhuma dessas opções for possível, o ideal é excluir todos os aplicativos de instituições financeiras, bancos, cartões de crédito e plataformas de pagamento antes de pôr o pé na rua.
Outra possibilidade é o uso do recurso “Pasta Segura”, disponibilizado em aparelhos Apple e Samsung para esconder e guardar aplicativos e arquivos sob uma segunda camada de segurança com senha e que não pode ser acessado. Caso seu aparelho não disponibilize este recurso, existem aplicativos que fornecem o mesmo serviço.
Assim, caso seu celular seja furtado ou roubado, você corre menos riscos de sofrer golpes, ter sua conta zerada e até empréstimos feitos no seu nome.
- Cadastre-se no Celular Seguro
O Governo Federal lançou um aplicativo que bloqueia diversas funções do seu celular, caso ele seja roubado. O Celular Seguro faz comunicação direta com redes sociais, bancos e financeiras para evitar que problemas maiores ocorram.
Apesar de ser uma iniciativa importante, existem algumas questões que podem ser problemáticas. O cadastro no gov.br pode ser complicado para algumas pessoas e o governo exige que você passe para ele “contatos de confiança”, e por meio desses contatos será feito o bloqueio. Essas informações podem ser um perigo, em situações que envolvam vazamento de dados.
Porém, mesmo assim, como no Carnaval as chances de ser furtado aumentam para quem está na rua em grandes concentrações, a nossa indicação é que você baixe o aplicativo e mantenha seu celular seguro. Depois, se quiser deletar, a escolha é sua.
- Opte por uma doleira
Muita gente não conhece, mas a doleira é tipo uma pochete, só que muito mais fina e que dá para guardar objetos como celular, cartão de crédito, documentos e dinheiro por dentro da roupa. A doleira é baratinha e vai garantir a sua segurança de uma forma simples e bem efetiva.
- Cuidado com o cartão de crédito
Depois do celular, o cartão de crédito é o queridinho dos criminosos, em especial para aplicar o golpe das maquininhas. Então, todo cuidado é pouco. A dica é evitar sair com cartões. Prefira “dinheiro vivo”.
Uma forma de se proteger é desabilitar a função de pagamento por aproximação, além de deixar ele bem guardado na doleira, sempre pegar os comprovantes de pagamento e só utilizar em lugares que você considerar confiáveis.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.