Lago amanhece verde e surpreende moradores
Coloração atípica se deu em razão ao grande número de microalgas que subiram até as margens devido às chuvas
Moradores de Anaurilândia tiveram uma surpresa no último domingo (27), quando um lago da cidade amanheceu com uma coloração estranha. Quando o pescador João Ribeiro, 56, chegou ao lago da Usina Sérgio Motta, constatou que a maior parte da costa estava verde.
“Parece que despejaram tinta verde na água. Nunca vi isso”, disse ao jornal local, Nova News.
A coloração atípica se deu na margem da região entre os municípios de Anaurilândia e Bataguassu.
"Não é a primeira vez que presencio esse fenômeno. Já ocorreu em outras ocasiões, porém, com essa intensidade, nunca foi visto”, relatou o professor Silvio Alves.
Em nota, a empresa responsável pelo lago, Companhia Energética de São Paulo, afirmou que a coloração é proveniente de microalgas, acarretadas pelo aumento no volume de chuvas.
Este evento resulta em um fenômeno conhecido como “floração”, processo comum em determinados períodos do ano, como no verão e início do outono, quando há uma maior incidência solar.
Além disso, a companhia afirmou ainda que registrou 130 espécies de algas através do Programa de Limnologia, que monitora a qualidade da água do reservatório, as quais contribuem para a oxigenação da água por meio de sua atividade fotossintética.