Edital da Polícia Civil será lançado entre agosto e setembro, diz secretário
Secretário da Sejusp, Antonio Carlos Videira, confirmou informação ao Campo Grande News nesta quinta-feira
O edital do concurso da PCMS (Polícia Civil de Mato Grosso do Sul) deverá ser lançado entre o final de agosto e o início de setembro. A informação foi confirmada pelo secretário da Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública), Antonio Carlos Videira, ao Campo Grande News na tarde desta quinta-feira (10).
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
O concurso da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul terá seu edital publicado entre o final de agosto e início de setembro, conforme anunciou o secretário da Sejusp, Antonio Carlos Videira. O Instituto Avalia foi contratado por R$ 2.241.750,00 para organizar o certame, que oferecerá 400 vagas. O concurso disponibilizará 300 vagas para investigador e 100 para escrivão de Polícia Judiciária. A seleção é aguardada desde dezembro do ano passado, quando foi anunciada, e representa uma demanda histórica da categoria, que enfrenta déficit significativo no efetivo. O último concurso para a instituição ocorreu em 2017.
Na edição de hoje do Diário Oficial, foi publicado o extrato de autorização para a contratação do Instituto Avalia de Inovação em Avaliação e Seleção, que ficará responsável pela organização do certame. A prestação de serviços de planejamento e execução do concurso ficou no valor de R$ 2.241.750,00. A banca responsável pelo concurso da PCMS já realizou mais de 265 certames em mais de 170 cidades do Brasil.
O presidente do Sinpol-MS (Sindicato dos Policiais Civis de Mato Grosso do Sul), José Nascimento Sobrinho, considera a contratação oficializada da banca como um passo importante para a categoria. “A escolha do Instituto Avalia como organizador do concurso, com 400 vagas para investigador e escrivão, é um passo importante para a recomposição do nosso efetivo, que hoje enfrenta um déficit significativo. O Sinpol-MS reconhece o esforço do Governo do Estado em atender essa demanda histórica da categoria”, afirma.
A expectativa do sindicato agora, segundo o presidente, é que o edital contemple um processo seletivo justo, transparente e acessível, “garantindo a seleção de profissionais qualificados para fortalecer a segurança pública”, completa.
O concurso, anunciado em dezembro do ano passado, oferece 400 vagas, sendo 300 para o cargo de investigador de Polícia Judiciária e 100 para escrivão de Polícia Judiciária, ambos pertencentes ao quadro da Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública.
A autorização para a abertura do concurso foi divulgada em janeiro deste ano, mas somente em junho o Instituto Avalia foi confirmado como a banca organizadora, também responsável pela seleção para agentes e analistas da área de medidas socioeducativas.
O último concurso para a Polícia Civil foi realizado em 2017, mas acabou judicializado. Desde então, a cobrança por uma nova seleção tem sido constante, com deputados, como Pedro Caravina (PSDB), solicitando esclarecimentos sobre o atraso na publicação do edital.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.