ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUINTA  11    CAMPO GRANDE 26º

Capital

Troca de equipamentos deixa unidades de saúde sem exames de raio X

Pacientes das UPAs Leblon e Moreninhas são direcionados para outros locais por sete dias

Por Gustavo Bonotto | 10/09/2025 21:23
Troca de equipamentos deixa unidades de saúde sem exames de raio X
Paciente faz exame de raio x após lesão no tornozelo. (Foto: Reprodução/Sesau)

A partir desta quarta-feira (10), as UPAs (Unidades de Pronto Atendimento) dos bairros Leblon e Moreninhas passaram a direcionar pacientes que necessitam de exames de radiologia para outras unidades. O motivo é a substituição dos aparelhos antigos por equipamentos digitais, mais rápidos e com imagens de maior qualidade, dentro de um programa de modernização da rede municipal de saúde.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Unidades de Pronto Atendimento (UPAs) de Campo Grande, Mato Grosso do Sul, interromperam temporariamente os serviços de raio-X para substituição de equipamentos analógicos por digitais. A modernização, realizada pela Prefeitura em parceria com o Estado, visa melhorar a qualidade das imagens e agilizar o atendimento. As UPAs Leblon e Moreninhas direcionam pacientes para outras unidades, como UPAs Coronel Antonino, Universitário e o Centro de Apoio e Diagnóstico Municipal (CADIM), por até sete dias.A previsão é que a troca de equipamentos em sete unidades seja concluída até 17 de setembro. A UPA Santa Mônica e o Pronto Atendimento Infantil (PAI) retomarão os exames nesta quinta (11) e sexta-feira (12), respectivamente. A Secretaria Municipal de Saúde (Sesau) busca manter cinco unidades com raio-X funcionando durante a transição. A modernização, que inclui a troca de prestador de serviço, ocorre após problemas com pagamentos do sistema em agosto.

Em nota enviada à imprensa, a Prefeitura de Campo Grande informa que está em vigor o plano de modernização, em parceria com a SES (Secretaria de Estado de Saúde), desde o início de setembro. Com isso, as UPAs ficarão sem raio X por até sete dias, enquanto o novo maquinário é instalado. Outras unidades receberão os aparelhos digitais até 17 de setembro, completando a renovação de todos os sete equipamentos previstos no cronograma.

Pacientes que precisarem de radiografias durante esse período estão sendo direcionados para as UPAs Coronel Antonino e Universitário, além do Cadim (Centro de Apoio e Diagnóstico Municipal). A UPA Santa Mônica começará a operar com o novo equipamento nesta quinta-feira (11) e o PAI (Pronto Atendimento Infantil) retomará os exames na sexta-feira (12). A expectativa da Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) é manter pelo menos cinco unidades com raio X em funcionamento durante toda a transição.

O programa de modernização envolve a troca de equipamentos analógicos por digitais e a transição entre as empresas prestadoras de serviço, da Health para a FIDI (Fundação Instituto de Diagnóstico por Imagem), ambas contratadas via convênio com o Governo do Estado. Segundo a Sesau, a medida busca agilizar os exames, melhorar a qualidade das imagens e aumentar a eficiência dos diagnósticos, garantindo melhor atendimento à população.

A situação atual relembra problemas anteriores com os serviços de imagem. Em agosto, unidades de Campo Grande ficaram sem raio X por falhas no pagamento do sistema operacional, segundo relatos de profissionais da saúde. Na ocasião, a SES firmou um contrato emergencial para garantir a continuidade dos exames e evitar que a população ficasse desassistida.

A Prefeitura destaca que a modernização representa "[..] um avanço tecnológico na rede municipal de urgência e emergência" e reforça que a transição temporária, "[...] embora cause ajustes no atendimento, visa garantir mais conforto, rapidez e precisão nos exames realizados".

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.