ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, TERÇA  03    CAMPO GRANDE 22º

Meio Ambiente

Após chuvas, Rio Aquidauana registra alta de 4 centímetros em 24 horas

Temporal atinge cidades do MS com 60 mm em Rio Brilhante e 40 mm em Dourados

Por Gustavo Bonotto | 03/02/2026 21:53
Após chuvas, Rio Aquidauana registra alta de 4 centímetros em 24 horas
Rio Aquidauana subiu 4 centímetros entre segunda e terça-feira, informa a Defesa Civil Municipal. (Foto: Reprodução)

Chuvas intensas seguem atingindo cidades do interior de Mato Grosso do Sul nesta terça-feira (3), com volumes elevados em curto período, alerta meteorológico ativo e monitoramento de rios em áreas urbanas. Em Rio Brilhante, o acumulado do dia chegou a 60 milímetros. Em Dourados, a chuva se aproximou de 40 milímetros. Em Aquidauana, a Defesa Civil acompanha o nível do rio após elevação registrada entre segunda e terça-feira.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Rio Aquidauana registrou elevação de 4 centímetros entre segunda e terça-feira, com aumento na vazão de 88,6 para 90,9, segundo a Defesa Civil Municipal. Apesar do crescimento, não há risco de enchente, pois o nível necessário para transbordamento entre Aquidauana e Anastácio é de 7 metros.Chuvas intensas atingem o interior de Mato Grosso do Sul, com volumes expressivos em Rio Brilhante (60,7 mm) e Dourados (40 mm). A Defesa Civil mantém alerta moderado para pancadas isoladas e trovoadas, recomendando que a população evite áreas de risco como margens de rios e encostas.

Em Rio Brilhante, dados do Guia Clima da Embrapa Agropecuária Oeste indicam 60,7 milímetros de chuva apenas nesta terça. A estação registrou precipitação desde a madrugada, com umidade próxima de 100% e temperatura em torno de 24 °C. O município também esteve sob alerta para ventos, com registro de rajadas de até 34,2 km/h, segundo o sistema da Embrapa.

Em Dourados, choveu cerca de 15 milímetros em 20 minutos. O acumulado do dia se aproximou de 40 milímetros, com registros durante a madrugada e à noite. A cidade estava na lista de alerta do Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia), mas não houve ocorrência relacionada a vento até o momento.

Após chuvas, Rio Aquidauana registra alta de 4 centímetros em 24 horas
Chuva chegou a dar trégua, mas continua em Dourados. (Foto: Helio de Freitas)

Já em Aquidauana, a Prefeitura informou que a Defesa Civil Municipal e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente mantêm monitoramento do Rio Aquidauana por causa das chuvas dos últimos dias. Vistorias ocorreram em pontos da Cachoeira do Campo e nos distritos de Camisão e Piraputanga.

Segundo a Defesa Civil, o Rio Aquidauana subiu 4 centímetros entre segunda e terça-feira. A vazão passou de 88,6 para 90,9, com aumento da força da água, mas sem risco de enchente. Para que haja possibilidade de transbordamento no trecho entre Aquidauana e Anastácio, o nível precisaria ultrapassar 7 metros.

A Defesa Civil de Aquidauana informou ainda que choveu cerca de 10 milímetros de forma calma na cidade e que há alerta moderado, de nível amarelo, para esta terça e quarta-feira (4), com previsão de pancadas isoladas e trovoadas. A orientação é evitar áreas de risco, como margens de rios e encostas, durante o período de instabilidade.