ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
FEVEREIRO, TERÇA  03    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Golpistas criam página falsa para inscrições no Exame da OAB

Fraude cobra taxa por Pix, emite boleto e envia confirmação aos candidatos

Por Gustavo Bonotto | 03/02/2026 20:18
Golpistas criam página falsa para inscrições no Exame da OAB
Advogado assinando documento na Ordem dos Advogados do Brasil, seccional Mato Grosso do Sul. (Foto: Arquivo/Clara Farias)

A OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) alertou nesta terça-feira (3) para a existência de um site falso que simula inscrições no Exame de Ordem Unificado e informou que acionou a Polícia Federal para apurar o golpe. A fraude ocorre durante o período oficial de inscrições, abertas desde segunda (2), e atinge candidatos em todo o país.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A OAB alertou sobre um site falso que simula inscrições no Exame de Ordem Unificado, levando candidatos a realizarem pagamentos via Pix. A entidade acionou a Polícia Federal para investigar o golpe, que ocorre durante o período oficial de inscrições, iniciado em 2 de fevereiro.As inscrições legítimas para o 46º Exame de Ordem devem ser realizadas exclusivamente nos sites oficiais da FGV até 9 de fevereiro de 2026, com taxa de R$ 320. As provas acontecerão em duas fases: objetiva em 3 de maio e prático-profissional em 21 de junho de 2026.

Segundo a OAB, criminosos criaram uma página que induz o candidato ao pagamento da taxa por meio de Pix. O site fraudulento não emite boleto bancário e não envia confirmação por e-mail, etapas obrigatórias no processo regular de inscrição. A entidade informou que fará representação formal para abertura de inquérito e identificação dos responsáveis pela criação e divulgação da página.

A OAB reforça que as inscrições do Exame de Ordem devem ser feitas exclusivamente nos endereços oficiais da FGV (Fundação Getúlio Vargas), responsável pela organização da prova: examedeordem.oab.org.br e oab.fgv.br. Qualquer outro site que ofereça cadastro ou pagamento não tem reconhecimento da entidade.

No procedimento correto, o candidato é direcionado ao site da fundação, realiza a inscrição conforme o edital, recebe boleto bancário ou outra forma de pagamento prevista e recebe confirmação formal após a conclusão do processo. A ausência de qualquer uma dessas etapas indica tentativa de fraude.

O edital do 46º Exame de Ordem Unificado foi publicado na segunda-feira (26). As inscrições seguem até às 17h do dia 9 de fevereiro de 2026. A taxa custa R$ 320. O boleto pode ser reimpresso até o dia 6 de abril de 2026, com pagamento permitido somente até essa data.

As provas ocorrerão em duas fases. A primeira, objetiva, está marcada para 3 de maio. A segunda fase, prático-profissional, tem previsão para 21 de junho de 2026.