ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
SETEMBRO, QUARTA  10    CAMPO GRANDE 26º

Esportes

Professor Carlão vai representar MS nos Jogos Brasileiros para Transplantados

Mais de 100 atletas vão participar da 3ª edição do evento nacional que acontece neste ano em Curitiba

Por Judson Marinho | 10/09/2025 17:55
Professor Carlão vai representar MS nos Jogos Brasileiros para Transplantados
Professor Carlão em uma de suas participações nas competições de corrida de rua (Foto: Divulgação)

O evento nacional que reúne transplantados de todo o país na prática esportiva terá a presença do professor Carlos Alberto Rezende, o Carlão, campo-grandense que fundou o Projeto Sangue Bom, que realiza ações de solidariedade em torno da doação de medula óssea no Mato Grosso do Sul.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O professor Carlos Alberto Rezende, conhecido como Carlão, representará Mato Grosso do Sul na 3ª edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados, em Curitiba, de 18 a 21 de setembro. O evento reúne mais de 100 atletas transplantados, doadores e profissionais de saúde em diversas modalidades esportivas.Transplantado de medula óssea há nove anos, Carlão é fundador do Projeto Sangue Bom e soma mais de 400 medalhas em competições nacionais e internacionais. Diagnosticado com Aplasia Medular Severa em 2015, ele participará das provas de atletismo e corrida, reforçando sua missão de conscientizar sobre a importância da doação de órgãos.

A 3ª edição dos Jogos Brasileiros para Transplantados será realizada de 18 a 21 de setembro, na cidade de Curitiba (PR).

A competição reúne atletas transplantados, doadores e equipe multidisciplinar de saúde que atua em transplantes. Mais de 100 atletas confirmaram presença na competição.

Carlão participará das provas de atletismo e de corrida nesta edição. “Cada prova que eu corro não é só pela competição, é também pela vida. O esporte me devolveu saúde e energia, mas, acima de tudo, me deu a chance de levar adiante a mensagem de que doar salva vidas. É essa bandeira que levo para os Jogos Brasileiros”, reforça o professor.

O evento conta com caminhada (3, 5 e 10 km), beach tênis, ciclismo, natação, tênis de campo, tênis de mesa e triatlo virtual.

Os Jogos Brasileiros para Transplantados são realizados em nível nacional e têm como objetivo principal celebrar a superação e promover a conscientização sobre a doação de órgãos.

Ao todo, a competição conta com provas divididas por faixa etária e gênero (somente para os adultos), com as categorias: infantil (até 13 anos), júnior (14 a 17 anos) e adulto (a partir de 18 anos). Cada atleta pode participar de até cinco modalidades.

As provas serão realizadas em diversos pontos de Curitiba, como a Praça Oswaldo Cruz, o Clube 3 Marias e o Velódromo de Curitiba. Os três primeiros colocados em cada categoria recebem medalhas.

Transplantado de medula óssea - O professor Carlão é transplantado de medula óssea há quase nove anos.

Em 2015, foi diagnosticado com aplasia medular severa e recebeu a maior doação de sangue já registrada para um paciente no Mato Grosso do Sul. Durante o tratamento, ainda no leito do hospital, fundou o Projeto Sangue Bom, que hoje é um instituto que já mobilizou mais de 50 mil novos cadastros de doadores de medula óssea.

“Costumo dizer que nasci em Presidente Prudente, cresci em Campo Grande e renasci em Jaú, no dia do meu transplante. Desde então, cada medalha que conquisto é também uma forma de agradecer e de conscientizar sobre a importância da doação de sangue, de medula e de órgãos”, afirma Carlão.

Após o transplante, Carlão voltou ao esporte e já soma mais de 400 medalhas em corridas de rua, ciclismo e atletismo, com participações nacionais e internacionais, incluindo Jogos Mundiais e Latino-Americanos para Transplantados.