Mães com menor instrução tendem a ter mais filhos, mas cenário mostra mudança
Estudo aponta diminuição de mães sem instrução e aumento de mães com ensino superior
A maioria das mães de Mato Grosso do Sul possui baixa ou nenhuma instrução formal, e o número de filhos tende a ser maior quanto menor o nível de escolaridade dessas mulheres. Dados divulgados pelo IBGE nesta sexta-feira (27) mostram que, em 2022, 36,68% das mães acima de 12 anos se enquadravam neste grupo.
RESUMO
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Mães com menor escolaridade em Mato Grosso do Sul tendem a ter mais filhos, aponta IBGE. Em 2022, 55,64% das mulheres com mais de três filhos tinham ensino fundamental incompleto ou não possuíam instrução. A tendência de famílias menores entre as mais escolarizadas também se confirma: a maioria das mães com um ou dois filhos tinha ensino médio completo ou superior incompleto. Apesar da correlação, dados mostram redução da disparidade educacional entre as mães. Em 2010, 51,23% delas tinham baixa escolaridade, índice que caiu para 36,68% em 2022. O número de mães com ensino superior também cresceu, passando de 10,03% em 2010 para 18,66% em 2022. A relação entre escolaridade e número de filhos se intensifica a partir de quatro filhos, chegando a 86,70% de mães com baixa instrução entre aquelas com seis ou mais filhos.
Entre as mulheres com mais de três filhos, 55,64% (o equivalente a 182.742 pessoas) não tinham instrução ou possuíam ensino fundamental incompleto. Em contraste, a maioria das mulheres com apenas um filho em 2022 (73.796 de um total de 196.236) tinha ensino médio completo ou superior incompleto, indicando uma tendência de menor prole entre mulheres com maior escolaridade. Essa tendência se mantém entre as mulheres com dois filhos: das 268.927 mães, a maior parte (87.922) tinha ensino médio ou superior incompleto.
No entanto, o perfil educacional das mães, em 2022, mostra que houve uma redução percentual nesta disparidade. Em 2010, 51,23% das mães eram sem instrução ou com ensino fundamental incompleto, 347.985 mulheres tinham baixa escolaridade do universo de 679.278. Já em 2022, esse índice caiu para 36,68%, ou seja, do universo de 793.620 mães acima de 12 anos, 291.094 tinham baixo nível de escolaridade.
Em relação ao ensino superior, em 2022, elas representam 18,66% do total de 793.620 mães. Em 2010, este percentual era de 10,03%, no montante de 68.158 do total de 679.278, o que demonstra uma elevação no índice de mães com grau universitário.
Das 72.505 mulheres com quatro filhos, 42.725 (aproximadamente 58,9%) eram sem instrução e fundamental incompleto.
Das 33.210 mulheres com cinco filhos, 24.405 (aproximadamente 73%) se enquadravam nesta categoria de baixa instrução.
O pico desta correlação é atingido nas mulheres com seis filhos ou mais: De um total de 47.461 mulheres nesta categoria, 41.143 (cerca de 86,70%%) não tinham instrução e fundamental incompleto. Em contraste, apenas 530 mulheres com ensino superior completo tinham seis filhos ou mais.