Ministro elogia saneamento, preservação e integração de produtores em MS
Titular da pasta de Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, cumpriu compromissos na Capital nesta segunda
Em uma entrevista ao Campo Grande News na manhã desta segunda-feira (29), o ministro do Desenvolvimento Regional, Waldez Góes, destacou sua perspectiva sobre o progresso de Mato Grosso do Sul em termos de desenvolvimento sustentável e inclusivo. Reconhecendo o trabalho realizado ao longo dos anos, o representante do Governo Federal enalteceu as conquistas significativas nas áreas de saneamento, preservação ambiental e integração de produtores de todos os portes.
Um dos pontos de destaque mencionados pelo ministro foi a cobertura abrangente de saneamento básico em Mato Grosso do Sul, que atualmente atinge a marca de 70%, colocando o estado em uma posição de destaque no cenário nacional. “Hoje é uma referência grande para o Brasil em vários aspectos. A cobertura de saneamento básico é de 70%, algo que nem todos os estados brasileiros têm”, destacou o ministro.
Além disso, Góes elogiou a associação bem-sucedida entre o desenvolvimento econômico e a responsabilidade ambiental no estado. Ele apontou para Campo Grande como um exemplo de cidade sustentável, destacando a importância dos parques e da relação harmoniosa entre a sociedade e o ambiente natural.
Outro aspecto levantado como exemplo pelo ministro foi a integração entre pequenos e médios produtores no processo de desenvolvimento. Contrariando a ideia de que o agronegócio é um domínio exclusivo das grandes empresas, Góes enfatizou que Mato Grosso do Sul proporciona espaço e oportunidades para todos os tamanhos de produtores, consolidando uma lógica mais justa e equitativa de crescimento.
“Em Mato Grosso do Sul, percebe-se que até os pequenos produtores participam do processo. Essa é a lógica correta do desenvolvimento, uma relação entre médios, pequenos e grandes produtores. Não deve ser apenas os grandes crescendo enquanto os pequenos ficam mais pobres”, concluiu.
Agenda – O ministro Waldez Góes esteve na Capital nesta terça-feira (29) para a assinatura da Governança do Pacto das Águas entre o Ministério da Integração e do Desenvolvimento Regional (MIDR), Agência Nacional de Águas e Saneamento Básico (ANA) e Governo do Estado de Mato Grosso do Sul. Com a assinatura, o Estado se tornou o 19º estado a aderir ao pacto nacional que visa promover a governança das águas em todo o país.
Além disso, o ministro participou do lançamento oficial do oficial FCO Mulheres (Fundo Constitucional de Financiamento), uma linha de crédito própria para mulheres micro e pequenas empresárias, de forma a tentar ampliar a equidade de gênero.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para entrar na lista VIP do Campo Grande News.