MS é o 18º no ranking, com 456.219 novas carteiras de identidade emitidas
Cerca de 30 milhões de documentos foram feitos em mais de um ano e meio em todo o País

Entre 11 de janeiro de 2024 e 23 de julho de 2025, foram emitidas 456.219 CINs (Carteiras de Identidade Nacional) em Mato Grosso do Sul. Os dados foram divulgados nesta segunda-feira (28) pelo Ministério da Justiça e Segurança Pública.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Mato Grosso do Sul emitiu 456.219 novas Carteiras de Identidade Nacional (CIN), representando 15,72% da população estadual, entre janeiro de 2024 e julho de 2025. O estado ocupa a 18ª posição no ranking nacional de emissões, liderado por Piauí, Acre e Maranhão, com índices superiores a 20%. A maioria das novas identidades foi emitida para mulheres (54,06%) e a faixa etária com maior procura é de 15 a 19 anos. A nova identidade, que utiliza o CPF como número único de identificação, possui recursos de segurança como QR Code e assinatura digital, visando reduzir fraudes. A primeira via é gratuita e requer agendamento prévio, com vagas abertas no final de cada mês no site servicos.sejusp.ms.gov.br. O prazo para a troca do RG pela CIN é até 2032. Recentemente, foi lançado um aplicativo para validar os dados do documento e verificar a autenticidade do QR Code.
O total equivale a 15,72% da população estimada no Estado em 2024 pelo IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística). A transição do RG (Registro Geral) para a CIN não precisa ser imediata. O prazo para fazer a troca vence em 2032.
A maioria dos que já emitiram é do sexo feminino (54,06%). São do sexo masculino 45,49%. Os mais jovens estão liderando a procura: pessoas de 15 a 19 anos já receberam 42,2 mil CINs.
Em todo o País, mais de 30 milhões de brasileiros já tiveram o documento emitido. Mato Grosso do Sul é o 18º estado do ranking de emissões. Veja os que lideram:
Piauí: 37,2%;
Acre: 27,65%;
Maranhão: 24,7%;
Alagoas: 24%;
Mato Grosso: 23,7%.
Os percentuais mais baixos estão no Pará (0,42%), Amapá (1,56%), Roraima (4%), Bahia (6,99%) e São Paulo (8,7%).
Como fazer? - A primeira via é gratuita. É necessário levar certidão de nascimento ou de casamento e ter agendado o atendimento antes.
Em Mato Grosso do Sul, o agendamento pode ser feito no site servicos.sejusp.ms.gov.br. As vagas costumam ser abertas nos dias finais de cada mês.
A CIN - A nova identidade reduz fraudes, melhora cadastros administrativos e estabelece um padrão nacional e único em torno do CPF.
Possui recursos avançados de segurança, como o QR Code, presente nas versões física e digital, com assinatura digital que garante autenticidade e dificulta tentativas de falsificação.
Em evento realizado em 23 de julho deste ano, foi lançado o aplicativo da CIN, que permite validar gratuitamente os dados do documento. Ele foi desenvolvido para oferecer, principalmente, a possibilidade de checar se o QR Code do documento foi emitido pelo Ministério.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.