ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
NOVEMBRO, QUARTA  05    CAMPO GRANDE 29º

Cidades

MS firma acordo internacional para campanha simultânea de vacinação na fronteira

Objetivo é promover troca de informações epidemiológicas, capacitação e respostas rápidas a emergência

Por Izabela Cavalcanti | 05/11/2025 07:28
MS firma acordo internacional para campanha simultânea de vacinação na fronteira
Secretária-adjunta de Estado de Saúde, Crhistinne Maymone, na última cadeira, junto com representantes do Paraguai, Paraná e Conass(Foto: Sesa/PR)

Mato Grosso do Sul firmou uma cooperação internacional que visa ampliar a cobertura vacinal na região fronteiriça entre o Brasil e o Paraguai, a partir de 2026, de forma simultânea. O documento foi assinado na semana passada, durante o III Encontro Internacional de Saúde nas Fronteiras Brasil-Paraguai, realizado em Salto del Guairá.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul estabeleceu acordo de cooperação internacional com o Paraguai para ampliar a cobertura vacinal na região de fronteira entre os dois países. O documento foi assinado durante o III Encontro Internacional de Saúde nas Fronteiras Brasil-Paraguai, em Salto del Guairá. A parceria, que deve iniciar em 2026, prevê troca de informações epidemiológicas, capacitação profissional e resposta rápida a emergências sanitárias. O acordo envolve a Secretaria Estadual de Saúde, Ministério da Saúde, Conselho Nacional de Secretários de Saúde e autoridades paraguaias.

Estiveram presentes para firmar o compromisso a SES-MS (Secretaria Estadual de Saúde), a Secretaria de Saúde do Paraná, o Ministério da Saúde, o Conass (Conselho Nacional de Secretários de Saúde) e o Governo do Paraguai.

"Esse acordo é resultado de um diálogo contínuo entre os Estados e o país vizinho. Mato Grosso do Sul tem uma posição estratégica e desempenha papel central na cooperação em saúde, especialmente nas ações de vigilância e imunização", explicou a secretária-adjunta de Estado de Saúde, Christinne Maymone, que representou o Estado no encontro.

A previsão é de que ocorram a troca de informações epidemiológicas, a capacitação de profissionais e a resposta rápida a emergências sanitárias.

Para o secretário de Estado da Saúde do Paraná, Beto Preto, a harmonização das campanhas de vacinação serve para proteger a população.

"As regiões de fronteira exigem um olhar especial. Essa ação conjunta reforça o compromisso de proteger a população que vive nesses territórios e garantir que todos tenham acesso à imunização, independentemente do lado da fronteira em que estejam", disse.

Segundo o gerente do Cieges (Centro de Inteligência Estratégica para a Gestão do Sistema Único de Saúde) do Conass, Sandro Terabe, a parceria pode servir como modelo para outras áreas de fronteira do Brasil.

Também participaram do encontro o vice-ministro da Saúde e Bem-Estar Social do Paraguai, José Ortellado; representantes do Ministério da Saúde; o coordenador nacional de saúde de fronteiras do Paraguai, Juan Carlos Coronel; e a equipe da Itaipu Binacional, de Foz do Iguaçu e da 20ª Regional de Saúde de Toledo.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.