ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
MAIO, TERÇA  13    CAMPO GRANDE 21º

Cidades

MS tem uma das menores populações de idosos em situação de rua

Estado ocupa 8ª posição entre os que menos registram pessoas idosas vivendo nas ruas, segundo CadÚnico

Por Geniffer Valeriano | 12/05/2025 17:53
MS tem uma das menores populações de idosos em situação de rua
Pessoa em situação dormindo na Rua 14 de Julho, ao lado da Praça Ary Coelho. (Foto: Paulo Francis/Arquivo)

Mato Grosso do Sul é o 8º estado com o menor número de idosos em situação de rua no Brasil. A moradia improvisada é uma das formas consideradas para medir a violência contra a população idosa no Atlas da Violência 2025, divulgado nesta segunda-feira (12) pelo IPEA (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada) em parceria com o FBSP (Fórum Brasileiro de Segurança Pública).

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Mato Grosso do Sul ocupa a 8ª posição entre os estados com menor número de idosos em situação de rua no Brasil, com 169 pessoas cadastradas no CadÚnico. O levantamento faz parte do Atlas da Violência 2025, divulgado pelo IPEA em parceria com o FBSP. No estado, a população idosa em situação de rua é majoritariamente masculina e negra. Dos 169 cadastrados, 89 são negros, sendo apenas três mulheres. Entre os não negros, são 36 homens e três mulheres. Nacionalmente, são 30.751 idosos em situação de rua, com predominância de homens (77,8%) e negros (66,3%).

De acordo com o levantamento, dados do CadÚnico de março de 2025 apontam que 30.751 idosos vivem em situação de rua no país. Todos estão cadastrados na rede de proteção social. Do total, 77,8% são homens e 66,3% se autodeclaram negros.

Os estados com maior número de idosos em situação de rua são São Paulo (13,7 mil), Rio de Janeiro (4,8 mil), Minas Gerais (2,1 mil), Roraima (1,1 mil) e Rio Grande do Sul (1 mil). Destes, apenas o Rio Grande do Sul não figura entre os primeiros com maior número de idosos negros nessa condição.

MS tem uma das menores populações de idosos em situação de rua
(Arte: Thainara Fontoura)

Mato Grosso do Sul contabiliza 169 idosos em situação de rua registrados no CadÚnico, o que o coloca como o oitavo estado com o menor número de pessoas idosas vivendo nas ruas. As menores quantidades foram observadas também no Acre (23), Amapá (29), Tocantins (39), Piauí (90), Sergipe (93), Rondônia (130) e Alagoas (143).

O estudo também revela que, em MS, a maioria dos idosos em situação de rua são negros — mais que o dobro em relação aos não negros. Entre os 89 negros identificados, apenas três são mulheres. Entre os não negros, a maioria também é masculina: 36 homens contra apenas três mulheres.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias