ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
DEZEMBRO, SEXTA  12    CAMPO GRANDE 24º

Cidades

Mutirão de perícia médica fará mais de 270 atendimentos em 4 cidades de MS

Ação do Ministério da Previdência integra mobilização nacional para reduzir fila de espera por benefícios

Por Jhefferson Gamarra | 12/12/2025 17:58
Mutirão de perícia médica fará mais de 270 atendimentos em 4 cidades de MS
Agência da Previdência Social do Horto Florestal em Campo Grande (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

O Ministério da Previdência Social, por meio da Perícia Médica Federal, realiza neste fim de semana, 13 e 14 de dezembro, um mutirão de perícias médicas em diversos estados do país. Em Mato Grosso do Sul, a ação ocorrerá em quatro cidades: Campo Grande, Aquidauana, Corumbá e Coxim. No total, estão previstos 276 atendimentos no estado.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

O Ministério da Previdência Social realiza neste fim de semana um mutirão de perícias médicas em quatro cidades de Mato Grosso do Sul. A ação, que acontece em Campo Grande, Aquidauana, Corumbá e Coxim, prevê 276 atendimentos no estado.A iniciativa faz parte de um esforço nacional que contempla 13 estados, com previsão de mais de 10 mil perícias. Os atendimentos serão realizados presencialmente e via Perícia Conectada, sistema de teleatendimento que visa ampliar o acesso ao serviço, especialmente em regiões com escassez de médicos peritos.

A iniciativa integra um esforço nacional para acelerar a análise de benefícios por incapacidade e assistenciais (BPC/LOAS), com a previsão de mais de 10 mil perícias somente neste fim de semana em todo o Brasil.

Os mutirões também serão realizados nos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Sergipe, São Paulo, Tocantins e no Distrito Federal.

Em Mato Grosso do Sul, a distribuição dos atendimentos será a seguinte:

  • Campo Grande (Horto Florestal): 164 perícias
  • Aquidauana: 40 perícias
  • Corumbá: 56 perícias
  • Coxim: 16 perícias

Os atendimentos serão realizados de forma presencial e também pela modalidade Perícia Conectada, sistema de teleatendimento que amplia o acesso ao serviço, especialmente em regiões com falta de médicos peritos. A ferramenta permite reduzir deslocamentos e diminuir o tempo de espera, mantendo os mesmos critérios e padrões de segurança e sigilo das perícias presenciais. Cabe ao perito decidir qual modalidade será utilizada em cada atendimento.

Os mutirões são organizados de forma conjunta pela Perícia Médica Federal e pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e fazem parte de um conjunto de ações contínuas voltadas para reduzir a fila de espera e agilizar o atendimento à população que depende dos benefícios previdenciários e assistenciais.