Mutirão de perícia médica fará mais de 270 atendimentos em 4 cidades de MS
Ação do Ministério da Previdência integra mobilização nacional para reduzir fila de espera por benefícios
O Ministério da Previdência Social, por meio da Perícia Médica Federal, realiza neste fim de semana, 13 e 14 de dezembro, um mutirão de perícias médicas em diversos estados do país. Em Mato Grosso do Sul, a ação ocorrerá em quatro cidades: Campo Grande, Aquidauana, Corumbá e Coxim. No total, estão previstos 276 atendimentos no estado.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A iniciativa integra um esforço nacional para acelerar a análise de benefícios por incapacidade e assistenciais (BPC/LOAS), com a previsão de mais de 10 mil perícias somente neste fim de semana em todo o Brasil.
- Leia Também
- Governo devolveu quase R$ 40 milhões a aposentados por descontos indevidos em MS
- INSS muda regra do auxílio-doença online, que poderá durar até 60 dias
Os mutirões também serão realizados nos estados de Alagoas, Bahia, Goiás, Maranhão, Minas Gerais, Mato Grosso, Pernambuco, Piauí, Sergipe, São Paulo, Tocantins e no Distrito Federal.
Em Mato Grosso do Sul, a distribuição dos atendimentos será a seguinte:
- Campo Grande (Horto Florestal): 164 perícias
- Aquidauana: 40 perícias
- Corumbá: 56 perícias
- Coxim: 16 perícias
Os atendimentos serão realizados de forma presencial e também pela modalidade Perícia Conectada, sistema de teleatendimento que amplia o acesso ao serviço, especialmente em regiões com falta de médicos peritos. A ferramenta permite reduzir deslocamentos e diminuir o tempo de espera, mantendo os mesmos critérios e padrões de segurança e sigilo das perícias presenciais. Cabe ao perito decidir qual modalidade será utilizada em cada atendimento.
Os mutirões são organizados de forma conjunta pela Perícia Médica Federal e pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) e fazem parte de um conjunto de ações contínuas voltadas para reduzir a fila de espera e agilizar o atendimento à população que depende dos benefícios previdenciários e assistenciais.


