Nascido em MS, portal sobre a Rota Bioceânica será lançado em Assunção
Criado pelo turismólogo Leandro Reis, Portal Corredor Bioceânico quer ser canal de integração latino-americana

Criado em Mato Grosso do Sul, o Portal Corredor Bioceânico será oficialmente lançado neste sábado (12), às 19h30, na capital paraguaia, Assunção. A cerimônia acontece nas dependências do Banco Central do Paraguai, a convite do governo paraguaio, e contará com a presença de autoridades diplomáticas, políticas e representantes do setor produtivo e do comércio exterior.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Portal sobre a Rota Bioceânica, criado em MS, será lançado em Assunção O Portal Corredor Bioceânico, idealizado em Mato Grosso do Sul, será lançado neste sábado (12) em Assunção, Paraguai. A plataforma digital, disponível em quatro idiomas, visa fortalecer a integração entre Brasil, Paraguai, Argentina e Chile em torno da Rota Bioceânica, reunindo informações sobre agronegócio, comércio, logística, turismo e cultura. O evento contará com autoridades dos quatro países e representantes do setor produtivo. O portal oferecerá conteúdo informativo, promoverá conexões entre os setores público e privado e concederá um selo de certificação a empresas parceiras. Nos próximos meses, a equipe do portal realizará um mapeamento da rota para documentar seus atrativos e desafios. A cerimônia de lançamento, a convite do governo paraguaio, acontece no Banco Central do Paraguai e contará com a presença do embaixador brasileiro, Antonio Marcondes, e de representantes do governo e do setor privado paraguaio.
Idealizado pelo empresário, turismólogo e especialista em marketing Leandro Reis, da Guaicurus Produções, o portal nasce com o objetivo de fortalecer a integração latino-americana em torno da Rota Bioceânica. A plataforma digital será um hub de informação, negócios e conexões estratégicas entre os quatro países que compõem o trajeto: Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
O lançamento internacional marca uma nova fase do projeto, que teve sua estreia no Brasil em 14 de maio, em Campo Grande. "Eu sonho com esse projeto há 20 anos, desde quando ainda estava na faculdade e ouvi pela primeira vez sobre a Rota Bioceânica. Desde então, já era possível entender a importância da conexão do Centro-Oeste brasileiro com o Oceano Pacífico. Enfim, pude tirar esse sonho do papel", destacou Leandro. O portal já está no ar e pode ser acessado por meio deste link.
O portal está disponível em quatro idiomas (português, espanhol, inglês e francês) e foi estruturado em seis eixos temáticos: Agronegócio, Comércio e Serviços, Floresta, Meio Ambiente e Sustentabilidade, Indústria e Logística, Turismo e Cultura.
Além de fornecer conteúdo informativo e promover conexões entre os setores público e privado, a plataforma também terá um selo de certificação para empresas credenciadas, como forma de reconhecer e divulgar parceiros envolvidos no ecossistema da rota.
Leandro também explicou que, no dia 5 de agosto, o Portal Corredor Bioceânico iniciará uma viagem de mapeamento ao longo do trajeto da rota, de Santos (SP) a Iquique (Chile), com duração de 180 dias.
O objetivo é destacar pontos turísticos, hotéis, restaurantes e serviços, além de produzir um documentário que vai retratar não apenas os atrativos, mas também os desafios encontrados, como barreiras linguísticas, diferenças cambiais e infraestrutura de comunicação.
“Queremos mostrar a beleza e o potencial econômico da rota, mas também discutir os obstáculos reais enfrentados por quem aposta nesse novo caminho de integração continental”, afirmou Leandro. Segundo ele, a equipe do portal já conta com jornalistas atuando nos quatro países abrangidos pela Rota.
O evento deste sábado em Assunção terá a presença do embaixador do Brasil no Paraguai, Antonio Marcondes, que representará o governo brasileiro na solenidade e deve reforçar a importância das parcerias institucionais em prol do desenvolvimento regional.
Também integra a mesa de honra o engenheiro Raul Silva Insfrán, assessor de Assuntos Internacionais da Gobernación de Alto Paraguay, reconhecido por sua atuação estratégica no fortalecimento da presença paraguaia na Rota.
O setor empresarial estará representado por Junio Dantas, vice-presidente da Câmara de Comércio Paraguai-Brasil, e por Nevercindo Cordeiro, diretor comercial da ARP (Associação Rural do Paraguai), entidade que aposta na eficiência logística promovida pela nova conexão.
Já a executiva Susy Fujihara, da Onil-X/Nexseed, levará ao evento a visão do setor tecnológico e de inovação, enquanto Pedro e Ana Paula Ferreira, representantes do Shopping Dubai, trarão a perspectiva do comércio de grande escala e do turismo continental.
“Estou muito feliz com o convite feito pelo Governo Paraguaio para lançar o nosso portal neste evento incrível. O Paraguai tem feito um grande trabalho estruturante na parte que lhe cabe do Corredor Bioceânico. É emocionante viver este momento”, declarou Leandro.
Andamento da obra - Enquanto o portal avança no campo da integração digital e institucional, a obra física da Rota Bioceânica também dá passos importantes. Na última sexta-feira (11), o Consórcio Binacional Pybra realizou a concretagem da armação que dará sustentação à passarela internacional da ponte sobre o Rio Paraguai, ligando Carmelo Peralta (Paraguai) a Porto Murtinho (Brasil).
A estrutura terá 1.294 metros de extensão, incluindo viadutos de acesso e trecho estaiado com torres de 125 metros de altura. A obra é considerada peça-chave da Rota Bioceânica por encurtar o trajeto entre os portos chilenos e os mercados asiáticos, fortalecendo o papel estratégico do Mato Grosso do Sul no comércio internacional. A construção conta com financiamento da Itaipu Binacional, supervisão do MOPC (Ministério de Obras Públicas e Comunicações do Paraguai) e apoio institucional de ambos os governos.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.