ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
SETEMBRO, QUINTA  19    CAMPO GRANDE 36º

Cidades

Novo PAC dará prioridade a obras inacabadas, aeroportos e Bioceânica em MS

Obra do contorno de Três Lagoas, que já começou, também receberá recursos

Por Cassia Modena e Jackeline Oliveira | 21/09/2023 12:51
Governador Eduardo Riedel fala durante o lançamento (Foto: Marcos Maluf)
Governador Eduardo Riedel fala durante o lançamento (Foto: Marcos Maluf)

Durante o lançamento das obras do novo PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) em Mato Grosso do Sul, nesta quinta-feira (21), o ministro da Casa Civil, Rui Costa, citou que o pacote já tem recursos direcionados a obras prioritárias no Estado, sendo elas construções inacabadas e aeroportos. Além disso, as discussões para a destinação dos recursos estão centradas na Rota Bioceânica.

"Embora [o novo PAC no Brasil] tenha sido lançado há algumas semanas no Rio de Janeiro, as obras que o constituem já tiveram início do ano. Nós chegamos e encontramos, por exemplo, 180 mil unidades habitacionais paralisadas [no País], conjuntos que, muitos deles, estavam 90% [concluídos] e com obras paralisadas há até seis anos", disse o ministro, exemplificando quais são as prioridades dentre as obras inacabadas. Ele também mencionou prédios de creches e escolas.

No Estado, 585 unidades habitacionais terão os recursos federais, completou o governador Eduardo Riedel (PSDB), sem distinguir as que estão em andamento. Ele também deu destaque à ponte em Porto Murtinho que faz parte do complexo da Rota Bioceânica, e Costa deu um prazo: "Nós devemos ter, até novembro, a finalização da licitação", falou.

O ministro Rui Costa (Foto: Marcos Maluf)
O ministro Rui Costa (Foto: Marcos Maluf)

Quanto aos aeroportos, os de Dourados, Três Lagoas e Corumbá terão os investimentos. O de Dourados tem participação do Exército nas obras e deve receber R$ 50 milhões do novo PAC, adiantou o governador.

Contorno - Obra já em execução que deve receber recursos do novo PAC é o contorno de Três Lagoas, que coordenará o fluxo de cargas e passageiros no perímetro urbano.

Outra obra estratégica em rodovia que está relacionada à Rota Bioceânica é a adequação da BR-267, entre Alto Caracol e Porto Murtinho. Ela vai garantir o acesso até a cidade que vai ligar o Brasil ao Oceano Pacífico pela ponte sobre o Rio Paraguai, dentro da Rota Bioceânica.





Nos siga no Google Notícias