ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 25º

Cidades

Pesquisa defende melhores salários para guardas municipais graduados

Remuneração “nível médio” vem sendo maior causa de desistências da corporação, diz sindicato

Por Kamila Alcântara | 31/07/2024 14:50
Primeiro dia de atuação na base móvel da GCM no Bairro Caiobá (Foto: Caroline Maldonado)
Primeiro dia de atuação na base móvel da GCM no Bairro Caiobá (Foto: Caroline Maldonado)

Uma pesquisa do Conselho Nacional de Guardas Municipais, divulgada nesta quarta-feira (31), traz um panorama das atuais necessidades dos guardas municipais para o fortalecimento das políticas de Segurança Pública. O sindicato que representa a categoria aqui em Campo Grande, o tema é importante para que os gestores entendam a abrangência de atuação dos agentes na sociedade.

O documento detalha 18 atributos específicos da Guarda Municipal na administração pública, que podem ser resumidos em: proteção do patrimônio público com aplicação de tecnologia de monitoramento de todos os próprios públicos e vias públicas; ordenamento do trânsito e até proteção do meio ambiente.

Com tantas funções, o estudo defende que a permanência dos servidores depende da valorização das suas qualificações. Ou seja, se o guarda tem uma graduação ou especializações, ele pode contribuir no conhecimento que tem e até ter um reajuste salarial. No último concurso da GCM (Guarda Civil Metropolitana) da Capital, aberto em 2020, o salário base oferecido era de R$ 1,6 mil, mais bolsa  alimentação e exigia apenas Ensino Médio completo, além de habilitação nas categorias A e B.

Segundo Hudson Bonfim, presidente do SINDGM/CG (Sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande), muitos dos aprovados no último concurso possuem graduação e acabam desistindo da carreira por não receberem de acordo com o nível de investimento feito na qualificação.

“A maioria dos guardas já têm o curso superior, mas estão ganhando o salário básico. Aí os guardas que têm graduação estão saindo porque fez um investimento na carreira dele e não é valorizado. Também tornar mais atrativos para novos guardas mais qualificados, para prestar um serviço de qualidade”, defende.

Outro ponto defendido pela pesquisa é a integração da guarda com outros municípios, através de consórcios, oferecendo cursos e práticas importantes já aplicadas aqui.

O presidente do sindicato termina dizendo os gestores municipais não conhecem a relevância das guardas na sociedade. “Em ano eleitoral, a Guarda Municipal é muito citada quando o assunto é Segurança Pública, então, esse estudo mais técnico coloca à disposição o nosso real papel institucional”, conclui.

Confira a pesquisa "Fortalecimento da Segurança Pública Municipal" na íntegra:


Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.

Nos siga no Google Notícias