ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
OUTUBRO, QUARTA  01    CAMPO GRANDE 22º

Cidades

Secretaria terá técnico 24h após falhas telefônicas no 190 e 193

Medida foi definida em reunião na Alems para acelerar solução de problemas no estado

Por Gustavo Bonotto | 30/09/2025 21:03
Secretaria terá técnico 24h após falhas telefônicas no 190 e 193
Cidadã liga para o 190 no aparelho celular. (Foto: Arquivo/Campo Grande News)

Sejusp (Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública) terá um técnico da operadora Oi disponível 24 horas para reduzir falhas nos serviços 190 (Polícia Militar) e 193 (Corpo de Bombeiros). A decisão foi anunciada nesta terça-feira (30) durante reunião na Assembleia Legislativa de Mato Grosso do Sul, após reclamações da população e da Câmara de Vereadores de Naviraí.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sejusp) de Mato Grosso do Sul terá um técnico da operadora Oi disponível 24 horas para minimizar falhas nos serviços de emergência 190 e 193. A medida foi anunciada após reunião na Assembleia Legislativa, motivada por reclamações da população. Em 2023, foram registradas 370 ocorrências de falhas nos serviços, sendo 265 paralisações e 105 problemas de encaminhamento de chamadas. Como solução, a Oi está migrando para a tecnologia virtual SIP, mais moderna e eficaz, com previsão de conclusão em novembro, quando 100% da rede estará atualizada.

Representantes da pasta e das operadoras Oi e Vivo participaram do encontro, junto com deputados Junior Mochi (MDB) e Pedro Kemp (PT).

Segundo o coordenador de tecnologia, informática e radiocomunicação da pasta, Wandner Valdivino Meirelles, foram registradas 370 ocorrências de falhas nos serviços 190 e 193 em Mato Grosso do Sul neste ano. Dessas, 265 envolveram paralisações e 105 problemas de encaminhamento de chamadas. "Setembro concentrou o maior volume, com 62 paralisações e 38 perdas de rota", disse.

O avanço tecnológico é apontado como a principal solução. A Oi está migrando a antiga rede de comunicação TDM (Time Division Multiplexing) para a tecnologia virtual SIP (Session Initiation Protocol). Segundo o vice-presidente da Oi, Marcelo Leite de Moraes, a nova rede é mais moderna e eficaz. "Estamos migrando para uma rede que busca outro caminho em milissegundos caso haja qualquer obstáculo, garantindo que as chamadas sejam completadas", diz.

Ainda segundo Mato Grosso do Sul, 96% da rede já recebeu a atualização e a cobertura total será concluída até novembro, estima a operadora.

"Além da tecnologia, a presença permanente do técnico permitirá solucionar rapidamente qualquer falha. Também será criada uma comissão específica para acompanhar sistematicamente as ocorrências", informou o superintendente de Segurança Pública da Sejusp, delegado Tiago Macedo dos Santos.

Secretaria terá técnico 24h após falhas telefônicas no 190 e 193
Parlamentares e técnicos durante reunião ocorrida nesta terça-feira (30), na Alems. (Foto: Wagner Guimarães)

Receba as principais notícias do Estado pelo celular. Baixe aqui o aplicativo do Campo Grande News e siga nas redes sociais: Facebook, Instagram, TikTok e WhatsApp.