Seguindo com prevenção, Agepen prorroga suspensão de visitas em presídios
Com pandemia, contato continua sendo apenas à distância com conversas virtuais
Continuando em sistema de prevenção, a Agepen (Agência Estadual de Administração do Sistema Penitenciário) prorrogou suspensão de visitas presenciais em presídio de Mato Grosso do Sul. De acordo com publicação no Diário Oficial do Estado, a medida vale até o dia 26 de abril.
Seguindo as medidas restritivas que continuam vigentes, a decisão tem justificativa no aumento expressivo de pessoas contaminadas em Mato Grosso do Sul. Por isso, a única forma de contato com os presos é através das visitas virtuais.
Entre os 20.185 presos em todo MS, cerca de 20% foram contaminados pelo coronavírus, conforme informações da Agepen. Além das visitas, as atividades de assistência religiosa e ação de instituições nesse sentido continuam impossibilitadas.
De acordo com a Agepen, a suspensão está de acordo com diretrizes do Ministério da Saúde, Departamento Penitenciário Nacional e do CNJ (Conselho Nacional de Justiça). Do total de casos registrados, MS está entre os sete estados com menor índice de óbitos entre os presos, conforme dados do CNJ.