ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 28º

Cidades

Sem previsão de 2ª remessa, MS recebeu só 406 doses contra mpox

SES informou queas doses foram enviadas para os municípios e que o estoque de vacinas do Estado está esgotado

Por Jhefferson Gamarra | 04/09/2024 16:36
Frasco de imunizante da mpox que chegou a MS (Foto: Álvaro Rezende/Divulgação Governo de MS)
Frasco de imunizante da mpox que chegou a MS (Foto: Álvaro Rezende/Divulgação Governo de MS)

Em 2023, Mato Grosso do Sul recebeu um total de 406 doses da vacina contra mpox, antiga varíola dos macacos, conforme informou a SES (Secretaria de Estado de Saúde). Essas doses foram encaminhadas pelo Ministério da Saúde e distribuídas aos municípios para aplicação conforme o público-alvo definido pelo PNI (Programa Nacional de Imunizações).

No entanto, a SES informou que o estoque de vacinas do Estado está esgotado, e não há previsão de novas remessas. “A SES reforça que, até o momento, não houve o recebimento de documento oficial do PNI informando sobre o envio de novas doses”, informou a pasta.

Até o momento, o Brasil registrou 16 mortes em decorrência da infecção do mpox, sendo que a mais recente ocorreu em abril de 2023. De 2022 a 2024, Mato Grosso do Sul confirmou 168 casos de infecção pelo vírus, de 635 notificações. Em 2024, o Estado confirmou sete infecções, sendo que seis foram registradas em Campo Grande e uma em Ponta Porã.

O Ministério da Saúde informou que está em negociação com a OPAS (Organização Pan-Americana da Saúde) para a aquisição de novas doses da vacina, mas não há previsão de distribuição de novas remessas.

De acordo com o ministério federal, as negociações para a aquisição da vacina da Bavarian Nordic — a mesma fornecida aos estados em 2023 — já haviam começado antes mesmo do decreto de emergência da OMS, que estabeleceu o mais alto nível de alerta para a doença.

A OPAS é a Organização Pan-Americana da Saúde o seu Fundo Rotatório é um mecanismo de cooperação técnica destinado a facilitar o acesso dos países das Américas aos medicamentos que incluem vacinas, seringas, equipamentos e outros insumos.

Segundo a organização, está em andamento uma negociação com o fornecedor Bavarian Nordic para a compra de 25 mil doses da vacina para o Brasil. No entanto, devido à limitada disponibilidade global de vacinas, a prioridade atual é direcionar essas doses para situações de maior impacto em saúde pública.

Nos siga no Google Notícias