ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no Twitter Campo Grande News no Instagram
JULHO, SEGUNDA  08    CAMPO GRANDE 14º

Cidades

Troca no comando do Corpo de Bombeiros de MS é marcada por homenagens

Coronel Hugo Djan Leite foi exonerado e Frederico Reis Pouso Salas assumiu cargo

Guilherme Correia e Renata Volpe | 26/01/2023 11:10
Frederico foi homenageado pelo próprio pai, que foi bombeiro. (Foto: Marcos Maluf)
Frederico foi homenageado pelo próprio pai, que foi bombeiro. (Foto: Marcos Maluf)

Após dois anos na função, comandante-geral do Corpo de Bombeiros Militar de Mato Grosso do Sul, coronel Hugo Djan Leite passou a função durante solenidade, nesta quinta-feira (26), para o coronel Frederico Reis Pouso Salas.

Conforme decreto assinado pelo governador Eduardo Riedel (PSDB), a exoneração foi a pedido e também houve troca no subcomando, substituído por Adriano Noleto Rampazo.

Enquanto passava o comando, Djan Leite homenageou o colega de corporação e também agradeceu o apoio da esposa, Cris, citando música do cantor Roberto Carlos. Ele citou o coronel Artemison Monteiro de Barros, que também foi exonerado, e disse: "Assim começou a missão e assim terminamos”.

Ele comentou sobre o trabalho do governador Eduardo Riedel (PSDB), no apoio aos bombeiros. “Ontem era secretário e agora governador. É um cara diferenciado, com conhecimento único. A remuneração, as frotas novas, tudo passou pelas mãos do Riedel. Ele tem visão holística, técnica, e o Estado está em boas mãos”.

Presidente da Assembleia Legislativa, o deputado estadual Paulo Corrêa (PSDB) também marcou presença. Djan Leite afirmou que a Assembleia sempre apoiou os projetos apresentados a favor da corporação.

Barbosinha, Antônio Carlos Videira, Paulo Corrêa e Eduardo Riedel estiveram no evento. (Foto: Marcos Maluf)
Barbosinha, Antônio Carlos Videira, Paulo Corrêa e Eduardo Riedel estiveram no evento. (Foto: Marcos Maluf)

Djan Leite lembrou de uma históriia com Frederico. Ele contou que o 'Fred', como o chama, foi acionado para combater incêndio no Pantanal. "Eu me mobilizei, porque é minha área e Fred disse que foi escaladao e atenderia o chamado. Mas, ele sofreu um acidente aéreo. Quando o recebi na Santa Casa, eu disse que era para eu estar no lugar dele”.

O titular da Sejusp (Secretaria Estadual de Justiça e Segurança Pública), Antônio Carlos Videira, elogiou a atuação dos militares em Mato Grosso do Sul. “Hoje é uma solenidade coberta por histórias de vida, construídas com sangue, suor e dedicação”.

Ele relatou que os bombeiros tiraram o filho das ferragens, após um acidente, o que salvou a sua vida. “Hoje ele tem só uma marca de traqueostomia no pescoço, mas é saudável, forte e só perdeu o olfato. Ele está vivo graças ao socorro que teve dos bombeiros". O secretário estadual afirmou que os dois filhos passaram em concursos dos bombeiros e da Polícia Militar e que, portanto, devem “retribuir”.

Riedel, que também esteve em evento nesta quinta-feira, ressaltou ações feitas pelo Estado em prol do trabalho dos bombeiros, como a criação de um batalhão próprio em Bonito ou da estrutura montada para coibir incêndios no bioma pantaneiro. “Não é simples compor ao conjunto dos interesses e necessidades de um Estado. Todas as instituições públicas têm feito o dever de casa”.

Governador do Estado elogiou atuação da corporação. (Foto: Marcos Maluf)
Governador do Estado elogiou atuação da corporação. (Foto: Marcos Maluf)

Troca - Para assumir o comando do Corpo de Bombeiros, Frederico foi dispensado da função de confiança de subdiretor-geral do Ciops (Centro Integrado de Operações de Segurança Pública). Djan Leite foi nomeado como diretor-geral da Defesa Civil no lugar do coronel Fábio Santos Coelho Catarineli.

O coronel Hugo Djan havia tomado posse como comandante dos bombeiros em março de 2021. Na época, ele assumiu o cargo deixado pelo coronel Joilson do Amaral.

Currículos - Frederico Reis Pouso Salas entrou na corporação do Corpo de Bombeiros em 1995, concluiu o curso de formação de Oficiais na Academia Militar de Paudalho em Pernambuco.

Na corporação, atuou como subdiretor do Ciops, diretor de Ensino, diretor de Pessoal e comandante da Academia de Bombeiros Militar.

Já Adriano Noleto Rampazo ingressou na corporação em 1995, concluiu o curso de formação de oficiais na Academia Militar de Paudalho em Pernambuco. Atuou como superintendente de Planejamento, Projetos e Ações Integradas das Políticas de Segurança Pública da Sejusp, além de coordenador adjunto da Defesa Civil Estadual e Comandante do 1⁰ SGBM em Aquidauana.

Frederico foi escolhido para ser o novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros. (Foto: Marcos Maluf)
Frederico foi escolhido para ser o novo comandante-geral do Corpo de Bombeiros. (Foto: Marcos Maluf)


Nos siga no Google Notícias