Vacina infantil da farmacêutica Pfizer chega ao Brasil em janeiro
Farmacêutica não especificou data para entrega de imunizante para público de 5 a 11 anos
A farmacêutica americana Pfizer deve entregar ao Ministério da Saúde em janeiro um lote da vacina contra covid-19 Comirnaty para crianças. Em nota à CNN Brasil, a empresa não especificou data.
A imunização de crianças de 5 a 11 anos foi autorizada pela Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) em 16 de dezembro. Porém, o ministério abriu consulta pública antes de ampliar a campanha.
A Comirnaty infantil já é aplicada em diversos países, como nos Estados Unidos. A Anvisa analisou os testes nas fases 1, 2 e 3 e garantiu que as duas doses do imunizante protegem as crianças contra a doença causada pelo novo coronavírus.
Em resposta à demora do Ministério da Saúde, secretários de estado defenderam a vacinação de crianças e anunciaram que não vão exigir termo de consentimento ou prescrição médica.
“Estamos cobrando que o ministério nos mande as vacinas rapidamente”, disse na sexta-feira (24) o secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, avaliando que o a demora é “mais uma situação que estão colocando num processo que já é conturbado no enfrentamento da covid”.
Para Resende, o processo de imunização “tomou coro” e avançou em todo Brasil, alcançando milhões de pessoas, corrigindo, inclusive, o atraso no começo do processo devido às poucas doses compradas pelo governo federal e mesmo, devido ao início em janeiro, quando, se planejado, poderia ter sido iniciado em dezembro do ano passado.