Avião militar dos EUA deixa Campo Grande após manobra programada
Movimentação integra operação conjunta das Forças Armadas do Brasil e dos Estados Unidos
Após o registro de um avião cargueiro militar dos Estados Unidos no Aeroporto Internacional de Campo Grande, na noite de terça-feira (30), a FAB (Força Aérea Brasileira) confirmou que a movimentação faz parte de um treinamento previamente agendado. A aeronave já deixou a cidade.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
Um avião cargueiro militar Boeing C-17 Globemaster III, da Guarda Aérea Nacional de Nova York, pousou no Aeroporto Internacional de Campo Grande como parte do Exercício Conjunto Tápio 2025, que ocorrerá entre 31 de julho e 16 de agosto. A operação, realizada a cada dois anos, envolve militares brasileiros e norte-americanos em treinamentos que incluem manobras logísticas em cenários de guerra, evacuação aeromédica e reconhecimento tático. A Base Aérea de Campo Grande serve como sede tradicional do exercício devido à sua localização estratégica.
Segundo informações preliminares repassadas ao Campo Grande News, haverá um dia específico para que a imprensa possa acompanhar e fotografar parte do exercício. No entanto, ainda não foram divulgados detalhes sobre as atividades realizadas em território brasileiro.
- Leia Também
- Avião militar dos EUA pousa em Campo Grande para exercício de guerra
- Para treinamento militar, EUA enviam aviões de grande porte para a Capital
De acordo com sites especializados em aviação, o modelo visto em Campo Grande é um Boeing C-17 Globemaster III, da Guarda Aérea Nacional de Nova York. Ele transporta helicópteros e equipamentos que serão utilizados no Exercício Conjunto Tápio 2025, previsto para começar nesta quinta-feira (31) e seguir até 16 de agosto.
Realizada a cada dois anos, a operação envolve militares da FAB, do Exército Brasileiro, da Marinha e das Forças Armadas norte-americanas. Normalmente, entre os treinamentos previstos, estão manobras logísticas em cenários de guerra, evacuação aeromédica, combate irregular e reconhecimento tático.
Além do C-17, os norte-americanos costumam empregar aviões de resgate HC-130J Combat King II e helicópteros Sikorsky HH-60W Jolly Green II, versão do Black Hawk adaptada para missões de busca e salvamento em áreas de conflito.
A Base Aérea de Campo Grande é a sede tradicional do exercício e ponto estratégico para simulações militares em ambiente real.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.