Cabos eleitorais e candidatos dividem espaço com a população em desfile cívico
Bandeiras do Brasil se misturam com bandeirolas de postulantes a cargos das eleições deste ano
O desfile de 7 de Setembro deste ano começou com uma boa pitada de política. Entre a multidão que se aglomera na rua 13 de Julho, há espaços para bandeiras verde-amarela, mas também para cabos eleitorais e candidatos.
Um grupo de militantes dos candidatos ao governo Eduardo Riedel (PSDB) e Rose Modesto (União Brasil) dividem cada milímetro do cruzamento da rua Rui Barbosa com a Avenida Afonso Pena, metros antes do palanque oficial. Além das bandeiras com os candidatos majoritários, também há bandeirolas de nomes que disputam vagas a deputado estadual e federal dos dois partidos. Até mesmo uma banda com instrumentos ocupa a esquina.
Antes de começar o desfile, dezenas de pessoas gritavam e chamavam pela presença do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). “Reinaldo, cadê você? Eu vim aqui só pra te ver”, diziam. Alguns estavam vestindo a camiseta do grupo político da juventude tucana, conhecido como “tamojunto”.
Próximo ao palanque das autoridades, um rapaz aproveitou para fazer uma manifestação com um cartaz vermelho. “Justiça eleitoral e PT. Covardia não é democracia”, estava escrito no papel assinado pelo próprio autor, que se autointitula ‘Smith do Senador 007’.
No meio do público, candidatos a deputado federal estavam identificados. O ex-vereador Delegado Wellington (PL) usava a camiseta do Brasil, com um adesivo da própria campanha colado ao peito. Ao lado dele estava a candidata para a mesma vaga, Subtenente Edilaine Mansueto (PP) enrolado em uma bandeira verde-amarela e com uma camiseta com a seguinte frase: ‘apoie quem te protege'.
Ao redor do palco também estavam cabos eleitorais do deputado estadual e candidato a reeleição Coronel David (PL). Ele participa da cerimônia direto do palco. Uma cadeirante com adesivos em apoio ao candidato ao governo Capitão Contar (PRTB) também se apresentava com outra frase ‘supremo é o povo’.
O candidato a deputado federal promotor Harfouche (Avante), também foi visto no meio da plateia. Ele usou o momento para gravar material de divulgação da campanha. Uma equipe de cinegrafistas o acompanhava durante o desfile.