Campanha começa vazia, mas expectativa é imunizar 100 crianças por dia
Dia "D" acontece em 18 de outubro, porém pais podem procurar as unidades de saúde durante todo o mês
A campanha de multivacinação começou nesta segunda-feira (6), mas o primeiro dia foi vazio nas USFs (Unidades de Saúde da Família) dos bairros Tiradentes e 26 de Agosto, em Campo Grande. A expectativa, porém, é que sejam imunizadas pelo menos 100 crianças e adolescentes menores de 15 anos por dia.
RESUMO
Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!
A campanha de multivacinação iniciada nesta segunda-feira (6) em Campo Grande teve baixa procura nas USFs dos bairros Tiradentes e 26 de Agosto. Apesar do início tímido, a expectativa é imunizar cerca de 100 crianças e adolescentes por dia até 31 de outubro. As unidades de saúde ofertam todas as vacinas do calendário infanto-juvenil, incluindo imunizantes contra HPV, covid e gripe, que ainda enfrentam resistência dos pais. O "Dia D" de mobilização nacional está marcado para 18 de outubro, com destaque para a vacinação contra o sarampo, que contemplará pessoas de 12 meses a 59 anos.
Durante a campanha, que vai até o final de outubro, serão oferecidas doses de todas as vacinas do calendário infantojuvenil. No entanto, a administração da Unidade de Saúde 26 de Agosto explicou que os pais ainda têm muita resistência aos imunizantes contra HPV (papilomavírus humano), Covid-19 e gripe, mas os profissionais do local estão preparados para conversar com esses responsáveis.
Apesar de ambos os locais visitados pelo Campo Grande News estarem vazios nesta segunda-feira, a expectativa é que sejam vacinados, em média, 100 crianças e adolescentes por dia. Para isso, as unidades ficarão abertas no horário de almoço.
Campanha — A campanha segue até 31 de outubro, com o “Dia D” de mobilização nacional marcado para 18 de outubro, quando as unidades de saúde abrirão especialmente para ampliar o acesso da população à vacinação.
Segundo a superintendente de Vigilância em Saúde e Ambiente, Veruska Lahdo, conforme orientação do Ministério da Saúde, a vacina contra o sarampo será aplicada em toda a população de 12 meses a 59 anos, além da dose zero para crianças de seis a 11 meses.
O público de 15 a 19 anos que não recebeu a vacina contra o HPV ou que não concluiu o esquema vacinal também pode procurar qualquer uma das 74 Unidades de Saúde da Família da cidade para completar a imunização. A vacina contra o HPV protege contra tipos de câncer relacionados ao vírus.
Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.