ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram
NOVEMBRO, SÁBADO  23    CAMPO GRANDE 28º

Capital

Candidatos ficam de fora do 2º dia do Enem por falta de documentos e atraso

Jovens relatam frustração por não levar documentos; outros 7 candidatos chegaram após o fechamento dos portões

Por Jhefferson Gamarra e Natália Olliver | 10/11/2024 12:10
Jovem foi barrado na sala de prova ao apresentar apenas a cópia do RG (Foto: Juliano Almeida)
Jovem foi barrado na sala de prova ao apresentar apenas a cópia do RG (Foto: Juliano Almeida)

No segundo dia de aplicação do Enem 2024 (Exame Nacional do Ensino Médio), realizado neste domingo (10), candidatos de todo o país enfrentam 90 questões de Ciências da Natureza e Matemática. No entanto, alguns participantes foram impedidos de realizar a prova por questões relacionadas à documentação obrigatória, foram os que chegaram após o fechamento dos portões.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

No segundo dia do Enem 2024, alguns candidatos foram impedidos de realizar a prova por irregularidades na documentação, como a falta do RG original ou a apresentação do e-Título sem foto. Em Mato Grosso do Sul, dois candidatos foram barrados na Universidade Uniderp e outros sete chegaram após o fechamento dos portões. Os candidatos que ainda irão realizar o Enem devem ficar atentos às normas e exigências de documentação, visto que não são aceitas capturas de tela dos documentos digitais, sendo obrigatória a apresentação do RG ou CNH em aplicativos oficiais.

Na Universidade Uniderp, um dos maiores locais de aplicação do exame em Mato Grosso do Sul, dois candidatos não conseguiram entrar por estarem sem os documentos corretos. João Victor dos Santos Ortiz, de 18 anos, candidato ao curso de Educação Física, relatou que, por engano, levou apenas uma cópia do RG e o e-Título, que não exibia sua foto no aplicativo, o que não é permitido.

Jovem com a cópia do RG em mãos (Foto: Juliano Almeida)
Jovem com a cópia do RG em mãos (Foto: Juliano Almeida)

“Eu fiz a primeira de boa, só que com o RG normal, só que o outro eu esqueci. Aí eu só tinha esse, e aí também não aceitaram o e-Título porque o meu tá sem foto. Só que eu voto com ele tem duas eleições. Eu realmente esqueci, eu achei que o original estava comigo, dentro da mochila. Aí na hora que eu cheguei, bati a mão no bolso, não tinha o RG, só tinha a cópia dentro da carteira”, contou o jovem.

Ele lamentou ter se preparado para o exame e não conseguir realizar a prova. “Eu ia fazer Educação Física, estava tranquilo, indo de boa porque eu sabia que eu estava preparado. Mas infelizmente não deu”, disse.

Ana Paulo de Souza Pedroso, também de 18 anos e candidata ao curso de Educação Física, passou por situação semelhante ao esquecer o documento oficial em outra bolsa. “O documento estava atrás do celular. Aí eu tirei ontem, porque fui em uma formatura. Tirei o documento porque estava esquecendo muito o celular. Aí ficou dentro da bolsa que não estava comigo”, explicou a candidata, moradora do Bairro Mário Covas. Ela expressou sua frustração com o ocorrido: “Me esforcei, fiz cursinho e tudo, mas não adianta nada.”

Estudante correndo para entrar no local de prova (Foto: Juliano Almeida)
Estudante correndo para entrar no local de prova (Foto: Juliano Almeida)

Além dos dois estudantes barrados por irregularidades na documentação, outros sete candidatos chegaram após o fechamento dos portões, que ocorreu pontualmente às 12h no horário local, e também foram impedidos de entrar na Uniderp. Nenhum deles aceitou conceder entrevista.

As provas seguem em todo o Estado com duração de cinco horas, encerrando às 17h30 (de MS). Candidatos que ainda irão prestar o Enem devem ficar atentos às normas e exigências de documentação, visto que não são aceitas capturas de tela dos documentos digitais, sendo obrigatória a apresentação do RG ou CNH em aplicativos oficiais.

Portão da Uniderp foi fechado pontualmente às 12h (Foto: Juliano Almeida)
Portão da Uniderp foi fechado pontualmente às 12h (Foto: Juliano Almeida)


Nos siga no Google Notícias