Capital amplia vacinação e todas as crianças de 11 anos já podem se imunizar
Apenas as que possuiam comorbidades, descendência quilombola ou nascidos até abril faziam parte do calendário
A partir da tarde deste sábado (15) todas as crianças que possuem 11 anos completos já podem se imunizar contra a covid-19 em Campo Grande, independente de comorbidades, descendência ou mês de nascimento. A ampliação foi divulgada pela prefeitura da Capital no meio da tarde de hoje.
Até então a vacinação estava sendo disponibilizada apenas para crianças dessa faixa etária que possuem comorbidades, descendência quilombola ou que nasceram entre janeiro e abril. Agora todas que possuem 11 anos completo podem ser imunizadas.
De acordo com a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde), o público do primeiro calendário era pequeno, mas a secretaria decidiu restringir para analisar a adesão à campanha. Neste sábado os pontos de vacinação ficarão abertos até 17h
Diferentemente da vacinação de adultos, a das crianças não pode acontecer em Drives. Amanhã (16) serão 10 locais disponíveis para as crianças se imunizarem.
Das 7h30 às 17h estarão abertas as unidades de saúde do Parque do Sol, Jockey Club, Dona Neta, Aero Itália, Albino Coimbra, Silvia Regina, Serradinho, Coronel Antonino, Batistão e a Seleta, todos com a 1º dose para as crianças.
“Após a aplicação da dose, a criança deve ficar cerca de 20 minutos em observação para garantir que não haja nenhuma reação e, caso haja, o que é extremamente raro, ela já terá o suporte médico para o atendimento adequado”, explica o secretário municipal de saúde, José Mauro Filho.
Para agilizar o processo de vacinação, a Sesau reforça a orientação para que pais ou responsáveis pela criança para que façam o cadastro do site vacina.campogrande.ms.gov.br.
As crianças devem comparecer acompanhadas dos pais ou responsáveis legais. Em caso de impossibilidade da presença dos mesmos, ela poderá ser vacinada acompanhada de um familiar mediante apresentação do termo de autorização devidamente preenchido que está disponível no site www.campogrande.ms.gov.br/sesau para download.
O primeiro lote das doses pediátricas chegou em Campo Grande na noite desta sexta-feira (14). O Município recebeu 4.310 doses. A expectativa é vacinar aproximadamente 90 mil crianças de 5 a 11 anos.