Covid: em dez dias, aumento de 737% no número de casos
Começou 2022. Em apenas dez dias, o número de casos da covid no Brasil aumentou 737%. A média móvel ficou mais de 50 mil casos do que na primeira onda, quando a epidemia se instalou no país. Na quinta-feira (13/01), tivemos o registro de quase 100 mil novos casos em apenas 24 horas. E a pior notícia, deve aumentar ainda mais nos próximos dias.
Governo responde com mais vacinação.
A principal resposta do governo para o avanço da ômicron deve ser a ampliação da vacinação, segundo o Ministro da Saúde. Todavia, ele não citou como isso deve ser feito. Ele também lembrou que a quase totalidade dos infectados que foram para os hospitais são de pessoas não vacinadas. Segundo os dados do consórcio de veículos da imprensa, o Brasil vacinou cerca de 68% de sua população, um bom resultado. Mas apenas 15% recebeu a terceira dose, um resultado fragilíssimo.
De 13 para 3 milhões de vacinados por semana.
Dados oficiais do Ministério da Saúde mostram uma redução no número de doses aplicadas desde agosto de 2021. Naquele mês, o pais atingiu um pico de 13 milhões de doses aplicadas por semana. Na última semana de novembro, no entanto, a queda era gigante, caiu para mais de 3 milhões semanalmente.
Dinheiro para hospitais.
O Ministro da Saúde reconheceu que a chegada da ômicron "traz uma perspectiva de colapso do sistema de saúde". Em alguns hospitais o aumento já chegou a 1.000% no atendimento de casos de covid. Mas, apesar do discurso, governantes estaduais e hospitais continuam pedindo mais dinheiro do governo federal e ainda não foram atendidos.