ACOMPANHE-NOS     Campo Grande News no Facebook Campo Grande News no X Campo Grande News no Instagram Campo Grande News no TikTok Campo Grande News no Youtube
AGOSTO, QUINTA  28    CAMPO GRANDE 23º

Capital

Com 10 passagens entre 12 e 19 anos, assassino de criança tinha três por estupro

Aos 15, internado na Unei, Marcos Wilian foi espancado dentro da unidade e quase morreu

Por Lucia Morel | 28/08/2025 18:18
Com 10 passagens entre 12 e 19 anos, assassino de criança tinha três por estupro
Marcos Wilian Teixeira Timóteo, aos 15 anos, depois de ser agredido em Unei. (Foto: Reprodução)

Com apenas 20 anos – ele completaria 21 em outubro – Marcos Wilian Teixeira Timóteo, que estuprou e matou uma menina de seis anos dentro da casa dele, na Vila Carvalho, acumulava uma extensa ficha criminal. Grande parte dos delitos foi cometida entre os 14 e 17 anos, período em que cumpriu medidas socioeducativas em Unei (Unidade Educacional de Internação) de Campo Grande. Dos 10 registros contra ele, três eram por estupro de vulnerável.

RESUMO

Nossa ferramenta de IA resume a notícia para você!

Marcos Wilian Teixeira Timóteo, de 20 anos, foi morto após ser baleado pela polícia em Campo Grande, após cometer um estupro seguido de morte de uma menina de seis anos. O crime ocorreu na Vila Carvalho, onde o corpo da vítima foi encontrado em sua casa. Marcos tinha extensa ficha criminal, incluindo três casos de estupro de vulnerável cometidos entre os 14 e 15 anos, além de outros delitos como furto e roubo. Ele já havia cumprido medidas socioeducativas e enfrentado agressões dentro de unidades de internação. Após o crime, fugiu, mas foi localizado e morto em confronto com a polícia.

Quando tinha 15 anos, chegou a ser espancado dentro da unidade e quase morreu. O processo em que aparece como vítima relata que outros três adolescentes tentaram matá-lo “porque cumpria medida de internação em razão de suposto cometimento de crime de estupro de vulnerável”. Ele foi levado à Santa Casa, medicado e liberado após se recuperar.

Esse processo ficou suspenso durante a pandemia. Nas diversas tentativas de citação para depor como vítima de tentativa de homicídio, não foi localizado. A ação terminou com condenação dos adolescentes envolvidos na agressão.

A ficha de Marcos Wilian também inclui contravenções penais aos 12 anos, furto qualificado aos 13, três casos de estupro de vulnerável entre os 14 e 15, além de registro por execução de medida socioeducativa sem especificação. Aos 17, foi internado duas vezes por roubo, sendo um deles acompanhado de tentativa de homicídio contra uma idosa, pelo qual ficou 45 dias na Unei.

Já aos 19 anos, respondeu por ameaça e injúria em contexto de violência doméstica contra a mesma vítima, que chegou a pedir medidas protetivas deferidas pela Justiça. A reportagem entrou em contato com ela, mas não houve manifestação. Nesses casos, ele foi citado por edital porque estava em “local incerto e não sabido”.

Com 10 passagens entre 12 e 19 anos, assassino de criança tinha três por estupro
Parte de procedimento em que Marcos cumpriu internação por roubar e esfaquear idosa. (Foto: Reprodução)

Em abril de 2023, havia mandado de prisão em aberto contra Marcos Wilian, aparentemente nunca cumprido. Em fevereiro deste ano, a Justiça declarou a extinção da punibilidade em relação aos casos de ameaça e injúria. Nos demais, ele cumpriu medidas socioeducativas.

O crime - Na madrugada desta quinta-feira (28), o corpo de uma criança de seis anos foi encontrado no banheiro de uma casa alugada na Avenida Joaquim Manoel de Carvalho, Bairro Vila Carvalho. A menina estava enrolada em um cobertor, dentro da banheira, com sinais de abuso.

A residência onde o suspeito morava, conhecida na vizinhança pelo abandono, tinha poucos móveis e estava revirada. Em um dos cômodos havia apenas um pedaço de papelão no chão, ao lado de uma bacia, enquanto a cozinha guardava uma panela esquecida no fogão.

Imagens de câmera de segurança mostram a vítima saindo de casa na manhã de quarta-feira (27), na Vila Taquarussu, acompanhada de Marcos Wilian. Ele aparece de camiseta roxa, bermuda jeans e boné claro, atravessando a rua, enquanto a criança, de calça escura e camiseta branca, o segue de perto.

A ausência da menina só foi percebida pelos pais à tarde. Ao verificar as imagens, eles reconheceram o suspeito e acionaram a Polícia Militar. Horas depois, a criança foi encontrada morta.

Após o crime, Marcos Wilian fugiu. Nesta manhã, foi localizado na região do Inferninho, saída para Rochedo, em Campo Grande. Ele teria resistido à abordagem e foi baleado por policiais do GOI (Grupo de Operações e Investigações). Levado à UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Vila Almeida, não resistiu e morreu.

Receba as principais notícias do Estado pelo Whats. Clique aqui para acessar o canal do Campo Grande News e siga nossas redes sociais.