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Capital

Com ajuda de alpinistas, plataforma é instalada para acelerar obras em ponte

Estrutura serve de apoio para que os trabalhadores possam inserir placas de aço e terminar a concretagem

Por Natália Olliver | 27/03/2024 16:59
Alpinistas escalvam estrutura para colocar flataforma na Ponte, na BR-262 (Foto: Saul Schramm)
Alpinistas escalvam estrutura para colocar flataforma na Ponte, na BR-262 (Foto: Saul Schramm)

A ponte sobre o Rio Paraguai recebeu uma plataforma suspensa na manhã desta quarta-feira (27). O recurso foi trazido de outros estados e promete dar mais celeridade para a obra na BR-262, além de mais segurança aos trabalhadores. A estrutura dá acesso à cidade de Corumbá, a 425 quilômetros de Campo Grande e foi instalada por alpinistas. A plataforma é chamada de QuikDeck e está embaixo do pilar 2 da ponte. A expectativa é de que esta fase seja concluída até a segunda quinzena de abril.

Conforme o engenheiro civil Lauro Peres, um dos responsáveis pela obra na ponte, agora, será possível a colocação de novas tramas, placas de aço e concretagem. A placa mede 13,8 metros de largura e 3,8 metros de comprimento.

“Nós já demolimos a laje do pilar em toda a sua extensão. Estamos montando na parte inferior um deck que vai servir de apoio para escoramento de caixaria e também para reforço do aço que vai ser feito na parte inferior. Após isso, nós vamos reforçar o aço na parte superior e dar sequência na concretagem”, comenta Lauro.

Ainda de acordo com o engenheiro civil, serão utilizadas 19 toneladas de concreto e um trabalho semelhante será feito nos pilares P24 e P27, porém sem a necessidade da plataforma.

Plataforma usada para dar mais segurança aos trabalhadores e agilizar obra na BR-262 (Foto: Saul Schramm)
Plataforma usada para dar mais segurança aos trabalhadores e agilizar obra na BR-262 (Foto: Saul Schramm)

“Essa placa embaixo vai suportar todo o peso de escoramento que vai ser colocado. Após a finalização da concretagem com um tempo determinado de cura, nós vamos dar sequência nos outros pontos. Serão mais quatro pontos de apoio já na outra extremidade da ponte, no lado de Corumbá”, acrescenta.

A rodovia continua a funcionar no sistema de 'Pare e Siga' até a conclusão total das correções. Até o momento, já foram executados 20% do total da obra. O secretário da Seilog (Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística), Hélio Peluffo, disse que devido à complexidade da obra, foi necessária a importação da plataforma.

"Temos conseguido realizar os trabalhos sem causar inconvenientes aos usuários, mantendo o fluxo de tráfego contínuo, bem como a passagem dos caminhões e carretas que atendem às indústrias e dependem da ponte para o transporte de seus produtos. Temos priorizado, acima de tudo, a segurança dos trabalhadores envolvidos na obra e de todos que fazem uso desta ponte, seja para lazer ou fins profissionais", esclareceu o secretário Peluffo".

Histórico - A ponte foi inaugurada em maio de 2001. Ela possui 1.890 metros de comprimento e vai suportar cerca de 70 toneladas por metro quadrado. Em média, 150 veículos leves e 300 caminhões atravessam a ponte por dia.

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